Existe uma frase muito conhecida que é: “Educação e Respeito, não fazem mal a ninguém!”. Respeitar as diferenças significa, mais do que nunca, compreender as diversidades presentes no cotidiano que começam no núcleo familiar e se estende para a vida social no âmbito do trabalho ou da escola.

 

A discriminação racial ou de gênero, por exemplo, configuram agressões para as quais existem respaldo legal diante das ocorrências. No mês de novembro, no dia 20, é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, e a data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares, localizado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.

 

Conhecer a história da região e do país em que vivemos é fundamental, assim como, manter uma postura de atualização buscando  informações, leituras e conteúdo que possam ajudar a complementar o entendimento sobre as constantes transformações vivenciadas pela sociedade. São ações que ajudam o aprendizado sobre respeitar as diferenças.

 

Afinal, a reflexão individual e coletiva sempre ajuda na compreensão dos fatos. Além disso, em alguns momentos somente com distanciamento do contexto é possível ponderar e compreender as necessidades de determinados núcleos da sociedade ou com o passar do tempo.

 

Na atualidade com as redes sociais, o imediatismo e a rápida troca de informações, vale um cuidado extra na questão do respeito as diferenças. Antes de apertar no botão compartilhar é preciso ponderar os impactos, bem como ao decidir elaborar um comentário ou esboçar reação. O limite individual sempre acaba quando começa o do outro. É necessário respeitar as diferenças!

Você pode escutar esse conteúdo em formato de audiopost:

Inspirações na espiritualidade

 

Podemos aprender o respeito as diferenças com os ensinamentos de Maria, nossa Boa Mãe. Com amor e afeto, que inspiraram São Marcelino Champagnat a fundar a Organização Marista, Maria sempre seguiu abençoando todos ao seu redor com sua ternura e compreensão.

 

Da mesma forma, seguia Jesus, guiado pela justiça e o amor pelo próximo. Sua jornada de fé, nos ensinou a valorizar o lado humano e respeitar as diferenças, a fim de que cada dia possa se estar mais próximo de Deus, das pessoas, bem como de toda a criação.

 

Saiba mais

Partilha & Prosa: diálogo e transparência nas relações é uma prioridade

O potencial da gentileza para uma sociedade mais fraterna