Para descomplicar ainda mais, é possível escutar esse conteúdo:

A oração é parte integral da vida cristã, nosso canal de comunicação direto com Deus. Às vezes, no entanto, pode parecer complexa ou se tornar automática, sem precisar ser. Por isso, vamos entender o significado por trás das palavras tão conhecidas do nosso dia a dia, reflexos da magnitude do divino. 

Lucas mostra os discípulos de Jesus querendo aprender a rezar: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. Disse-lhes ele, então: “Quando orardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o vosso nome; venha o vosso Reino. (Lc 11, 1-2)

A oração é uma maneira de conexão com Deus que existe há milênios: várias culturas e sociedades do passado tinham sua própria maneira de se comunicar com o divino, cada uma com seu nome específico. A essência, no entanto, sempre foi a mesma: adorar a Deus. 

Vida distraída e orações 

É comum que no dia a dia distraído as orações saiam no automático. Ainda que feitas diversas vezes ao dia, podem se tornar apenas uma repetição das mesmas palavras… quando, na verdade, têm um significado muito maior. Mas qual, então, o significado das orações? 

Toda alma tem uma conexão direta com Deus, independente de qualquer situação. Ou seja, mesmo aqueles que não oram têm a oração dentro de si – afinal, ela é a forma de comunicação direta com Ele. 

Clamar por Deus ao rezar o Pai Nosso é estreitar o laço do relacionamento. Rezar o Credo é reforçar suas crenças. As palavras carregam intenções gigantescas, mas simples. 

 

Significado das orações

O Pai Nosso pode ser considerado a base da oração cristã. Para Santo Agostinho, inclusive, todas as orações presentes na Bíblia convergem nela. Tudo que é necessário para uma vida consagrada está em seus versos:

Pai Nosso que estais nos Céus

Santificado seja o vosso nome.

Santificar o nome de Deus – colocá-lo acima de tudo

 

Venha a nós o vosso reino.

Aqui se declara o desejo da volta de Jesus, trazendo com ele o Reino dos Céus.

 

Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no Céu.

O pedido para que a vontade de Deus, com toda sabedoria, seja feita em nossas vidas e corações. 

 

O pão nosso de cada dia nos dai hoje.

Este verso pede por o que precisamos para sobreviver. 

 

Perdoai-nos as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores.

Pedimos perdão por tudo de errado, misericórdia divina diante de nossos pecados. 

 

E não nos deixeis cair em tentação.

Mas livrai-nos do mal. Amém.

Os últimos versos expressam um pedido de ajuda e proteção contra tudo de ruim que nos cerca, e também por força para lutar contra tentações. 

 

Oração descomplicada

O momento de oração deve ser simples. Diante das distrações da rotina, é fácil se perder e deixá-lo de lado. Mas agora, com o significado da Oração do Senhor claro, você pode organizar suas orações com facilidade. 

É interessante misturar momentos de Pai Nosso e Credo, por exemplo, com outros de conversa livre. Vale lembrar: é um diálogo, um momento de proximidade com Deus que conhece tudo da sua história e personalidade. Ele está a seu alcance – basta você querer.