Está sem tempo para ler agora? Experimente ouvir esse conteúdo, basta apertar o play!

A oração em família é antes de tudo um ato de amor e gratidão a Deus. Unir as pessoas queridas em um ambiente de reflexão e espiritualidade fortalece os vínculos de amor e fé. Afinal, como nos ensinou o Irmão Basílio Rueda:

“a oração é conversar com Deus, graças à fé, no amor e com amor”.

Entre as vantagens da oração em família está o fato de que todos podem aproveitar esses momentos para reforçar seus pedidos de bênçãos. Além disso, fazer orações junto também ajuda a fortalecer a espiritualidade, por meio do diálogo e a troca de experiências entre pessoas de gerações e realidades diferentes.

Rezar junto com familiares pode proporcionar ainda um ambiente de prevenção de conflitos ou até mesmo de resolver problemas que no dia a dia parecem de difícil solução. A conversa, em um clima de paz interior e em sintonia com Deus, tem a capacidade de nos fazer enxergar as formas do perdão e os caminhos de aprendizado com nossos próprios erros.

Como começar com a oração em família?

Começar a rezar em família nem sempre é uma tarefa que ocorre de forma automática. Tornar o ato de fazer orações juntos com os familiares um hábito é um desafio.

Uma das principais dificuldades para isso está no nosso modo de vida atualmente. Nos nossos tempos, temos inúmeros afazeres e há uma dificuldade para fazer as agendas de cada um baterem. Também somos estimulados o tempo todo por meio de aparelhos e mídias eletrônicas que nos rodeiam. A sensação é de estarmos sempre ocupados e a oração ajuda a ver que é possível e necessário arrumarmos um tempo para ficarmos ao lado de nossos familiares.

Para vencer esse primeiro obstáculo, listamos a seguir três dicas fundamentais para quem quer deixar pra lá essa sensação. Seguindo esses passos, você vai parar de sentir que está só correndo atrás do prejuízo e passar a caminhar em direção à conquista da paz interior com Deus e com a família.

1- Preparação de um ambiente

A oração exige um local apropriado. Não se trata de construir uma capela ou fazer uma grande reforma. Mas é necessário ter um cantinho na casa que remeta ao momento de oração. Pode ser um espaço, como um nicho, um pequeno altar que pode ser móvel. É importante juntar elementos, como a Bíblia, velas e imagens religiosas. Assim, todos no lar vão identificar que quando se está naquele espaço, é hora de se concentrar e rezar.

2- Criação de um clima de concentração

Esse passo é algo que parece simples, mas que se tornou um grande desafio em tempos em que levamos todas as nossas preocupações no bolso, por meio do celular. É preciso se isolar dos estímulos da agitação do mundo para atingir o estágio de concentração completo. Só assim conseguimos ouvir e sentir os sinais de Deus na nossa conexão espiritual. Ser inteiro naquilo que se faz é crucial para conseguir dialogar com Deus e com a família.

Dica extra: acender uma vela e desligar até mesmo as luzes elétricas da casa pode ser um plus nesse passo. O uso de músicas apropriadas e técnicas de meditação também podem ajudar.

3- Uso da agenda 

Fazer com que a oração em família se torne um hábito é um ponto igualmente importante. Sempre há um dia em que todo mundo pode doar um pouco do seu tempo para construir um momento de reflexão no ambiente familiar. É importante perceber qual é esse dia e horário, agendar com todos e fazer isso se tornar um hábito. A persistência precisa ser uma constante até o ponto em que não seja necessário se esforçar para a oração acontecer. Chegará o momento em que os familiares se reunirão naturalmente, pois sentirão a necessidade de agradecer, se conectar com Deus e com a família em um ato de gratidão e fé.

O que rezar durante a oração em família?

A partir daqui, não há como fazer um passo a passo. Rezar é algo único, seja quando o fazemos de forma individual ou quando o fazemos em família. O que pode ser interessante é criar uma dinâmica de início e finalização. Essa tática pode ser útil para fazer a transição entre o estresse do dia a dia e o momento de introspecção.

Uma dica legal é incluir passagens bíblicas como pontos de partida. Salmos, parábolas, e inúmeras outras passagens bíblicas são excelentes fontes de reflexão, debate e lições de como se manter firme nos propósitos de Deus.

Dicas de oração em família

Compartilhamos, a seguir, como exemplo, duas orações que podem ser o ponto de partida ou encerramento das orações em família. Lembrando que são apenas sugestões. O melhor jeito de se rezar é à sua própria maneira.

Oração

“Senhor, ensina-nos a te escutar. Acalma o nosso coração agitado. Mostra-nos o essencial. Dá-nos o discernimento para que saibamos te encontrar no cotidiano de nossas vidas, principalmente no amor às crianças e aos jovens que nos são confiados. Amém.”

Oração das famílias

“Senhor, abençoa nossas famílias! Essa fonte geradora de cidadãos conscientes e livres. Abençoa os lares, para que em todos eles reinem a compreensão e a harmonia. Abençoa os pais, para que sejam amor, força e sustento para todos. As mães, para que sejam luz, vida e ternura. Os filhos, a fim de que possam crescer honestos e responsáveis. Abençoa, Senhor, as famílias que sabem partilhar seus bens: casa, alimento, educação e saúde. Abençoa as famílias em crise, para que apostem no diálogo e na união. Amém!

Para enriquecer os momentos de oração em família, temos também algumas dicas de leitura para refletir sobre a espiritualidade. Acesse aqui!