Você pode escutar esse conteúdo:

Embora para a Igreja agosto seja o mês de celebração das vocações, aqui na Província Marista Brasil Centro-Sul já estamos nos preparando para celebrar este momento tão importante e repleto de comemorações. A vocação é este chamado divino pela nossa missão na terra, por que fomos enviados a este mundo, nosso chamado. Abaixo, mensagens do Papa Francisco e uma oração pela vocação para que você se inspire. 

 

Esperamos que você se motive a refletir sobre a sua, conversar com Deus e contemplar seu caminho. 

 

Mensagens do Papa Francisco sobre Vocação

 

Como cristãos, não só somos chamados, isto é, interpelados cada qual pessoalmente por uma vocação, mas também convocados. Somos como os ladrilhos dum mosaico, belos já quando vistos um a um, mas só juntos é que formam uma imagem. Brilhamos, cada um e cada uma de nós, como uma estrela no coração de Deus e no firmamento do universo, mas somos chamados a compor constelações que orientem e iluminem o caminho da humanidade, a partir do ambiente onde vivemos. Tal é o mistério da Igreja: na convivência das diferenças, ela é sinal e instrumento daquilo a que toda a humanidade é chamada. Para isso, a Igreja deve tornar-se cada vez mais sinodal: capaz de caminhar unida na harmonia das diversidades, onde todos têm a sua própria contribuição para dar e podem participar ativamente. 

 

Portanto, quando falamos de “vocação”, não se trata apenas de escolher esta ou aquela forma de vida, votar a própria existência a um determinado ministério ou seguir o encanto do carisma duma família religiosa, dum movimento ou duma comunidade eclesial; mas trata-se sobretudo de realizar o sonho de Deus, o grande desígnio da fraternidade que Jesus tinha no coração quando pediu ao Pai “que todos sejam um só” (Jo 17, 21). 

 

Cada vocação na Igreja e, em sentido largo, também na sociedade, concorre para um objetivo comum: fazer ressoar entre os homens e as mulheres aquela harmonia dos múltiplos e variados dons que só o Espírito Santo sabe realizar. Sacerdotes, consagradas e consagrados, fiéis leigos, caminhemos e trabalhemos juntos, para testemunhar que uma grande família humana unida no amor não é uma utopia, mas o projeto para o qual Deus nos criou!

 

A vocação realiza-se hoje! A missão cristã é para o momento presente! Cada um de nós é chamado – à vida laical no matrimônio, à vida sacerdotal no ministério ordenado, ou à vida de especial consagração – a ser testemunha do Senhor, aqui e agora.

 

Oração pela Vocação

 

Deus Pai, Todo-Poderoso, te pedimos que ilumine e inspire o Vosso povo em busca de seu chamado e vocação. Invocamos o Espírito Santo para que ele ilumine cada um e dê clareza sobre o Vosso desejo para cada vida humana. Que Jesus Cristo esteja conosco a cada passo dado no caminho escolhido por Vós, e que possamos cumprir Vosso plano de amor unidos, na fraternidade que nos ensinaste. Em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, amém.

 

“O Senhor continua nos chamando a segui-lo”. Respondamos a Ele com o nosso generoso “sim”: “Eis-me aqui”.  

 

Saiba Mais:

Como Descobrir Sua Vocação

A Primeira Vocação é o Chamado à Vida