Escute esse conteúdo e entre em oração junto com a gente:

 

Em junho de 2021 superamos a triste marca de 500 mil vidas perdidas pelo Covid-19. Um momento difícil que nos pede, sobretudo, a união e fortalecimento da nossa fé. Rogamos a Deus, por meio do coração de Maria, conforto, refúgio e proteção para as nossas famílias e a de nossos irmãos.  Vamos juntos fazer de nossas vozes um grande coro pelo fim da pandemia? Em seguida separamos algumas orações: 

 

  • Oração pelas pessoas que foram tocadas pelo Covid
  • Prece pelos falecidos de Covid
  • Reza pela cura do covid 
  • Oração pelo fim da pandemia

 

Oração pelas pessoas que foram tocadas pelo Covid

Em maio, no mês de Maria, o Papa Francisco demonstrou toda a sua confiança na proteção da Boa Mãe por meio da seguinte prece: 

 

Confiaremos a Ti, Mãe da Misericórdia, as numerosas pessoas que foram tocadas pelo vírus e continuam a sofrer as suas consequências: os nossos irmãos e irmãs falecidos, as famílias que vivem a dor e a incerteza do amanhã; os doentes, os médicos, os cientistas e os enfermeiros comprometidos na linha da frente nesta batalha; os voluntários e todos os profissionais que prestaram o seu precioso serviço em benefício dos outros; as pessoas em luto e dor, aqueles que, com um simples sorriso e uma boa palavra, levaram conforto aos necessitados; aqueles — sobretudo mulheres — que sofreram violência doméstica por causa do fechamento forçado e quantos desejam retomar com entusiasmo os ritmos da vida de todos os dias.”

Confira a prece completa do Papa Francisco aqui

 

O Papa nos chama a rezar o rosário para, sob o manto e proteção da Boa Mãe, acender em nossos corações a luz da esperança no futuro. 

Veja também: oração pelos profissionais da saúde e enfermos

 

Prece pelos falecidos de Covid: levando solidariedade e conforto às famílias

A oração, além de fonte de cura, é também um gesto de amor. Nossas intercessões tocam, por meio da manifestação do Espírito Santo, no coração de nossos irmãos e irmãs. É um abraço na alma de quem vive a perda de um ente querido. 

Durante a missa IV Domingo da Quaresma deste ano, o Papa Francisco realizou a seguinte homilia: 

 

“Nestes dias, ouvimos as notícias de muitos defuntos: homens e mulheres que morrem sozinhos, sem poder despedir-se de seus entes queridos. Pensemos neles e rezemos por eles. Mas também pelas famílias, que não podem acompanhar seus entes queridos no momento do falecimento. A nossa oração especial é pelos defuntos e seus familiares.”

 

Como podemos ser fonte de luz para essas famílias?

A dor do luto nas famílias das vítimas do coronavírus é intensificada pela necessidade do isolamento. Nesse momento, a nossa solidariedade pode ser fonte de luz para esses corações inquietos.

Além da nossa oração, podemos expressar nosso carinho por meio de telefonemas, missas e novenas online, orientação espiritual, indicação de profissionais e sugestão de alguns materiais, como por exemplo vídeos e materiais. Uma recomendação é a leitura do livro “Morte, minha irmã; Cura dos traumas de mortes”.

 

Oração de cura do covid 

Deus é a nossa fortaleza e está conosco em todos os momentos. Ele faz brotar em nós a força e persistência necessárias para enfrentar qualquer período de dificuldade. Confiamos Nele e com Ele seremos salvos. Vamos juntos interceder por nossos irmãos e irmãs por meio de uma oração de cura do covid? Invocamos São Lucas, patrono da medicina.  

 

“Ó São Lucas, glorioso Apóstolo e evangelista, eu te saúdo pelo Coração de Jesus; e pela alegria e doçura que o teu coração sentiu ao ensinar, do Divino Mestre, o Pai Nosso aos Apóstolos. Alcançai-me a graça de seguir com fidelidade Jesus, pelo seu caminho, com a sua verdade a favor da vida. Ó meu bom São Lucas, médico, que com as tuas santas mãos, invocando o nome de Deus, curaste tantos enfermos de tão graves doenças, rogai ao bom Jesus que me livre das enfermidades do corpo e do espírito, se for do agrado de Deus. E para maior glória por toda a eternidade. Amém.”

 

Veja também: Confiança em Deus para superar momentos difíceis 

 

Oração pelo fim da pandemia

Por fim, oremos para que dias melhores cheguem para todas as nossas famílias. Que a angústia abra espaço para a calma em nossos corações. O Papa Francisco também nos pede para que oremos pelo fim não somente dessa pandemia, mas de todas as outras que estão presentes e afligem nossa comunidade. 

 

“Que Deus detenha esta tragédia, que detenha esta pandemia. Que Deus tenha piedade de nós e que cesse também as outras pandemias tão ruins: a da fome, a da guerra, a das crianças sem instrução. E peçamos isso como irmãos, todos juntos. Que Deus nos abençoe a todos e tenha piedade de nós.”

 

Como convite de comunhão espiritual, o Papa Francisco nos convida à seguinte reflexão: 

 

Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós!