No dia 13 de março de 2013, o mundo conheceu um novo pastor para a Igreja Católica: o Papa Francisco. Desde então, sua trajetória tem sido marcada pela simplicidade, pela coragem profética e por um olhar atento aos mais vulneráveis. Celebrar seus 12 anos de pontificado é reconhecer sua dedicação à evangelização, à paz e aos avanços dentro da Igreja e no mundo. Neste texto, expressamos nossa gratidão ao Papa Francisco relembrando 12 momentos marcantes de sua missão.
🗝️ 1. Eleição como Papa (2013)
Em 13 de março de 2013, Jorge Mario Bergoglio foi escolhido como o 266º Papa da Igreja Católica, adotando o nome Francisco em referência a São Francisco de Assis. Seu primeiro gesto de humildade, ao pedir a oração do povo antes de dar sua bênção, foi um prenúncio do que viria: um pontificado voltado para os pobres e para uma Igreja simples e acolhedora.
⛵ 2. Apelo pela acolhida de migrantes desde a tragédia de Lampedusa (2013)
Diante da tragédia dos afogamentos de migrantes na Ilha de Lampedusa, em 2013, Francisco fez um forte apelo às nações ricas para que acolhessem os(as) migrantes, refugiados(as) e apátridas. Suas palavras ecoaram globalmente: “Perdemos o sentido da responsabilidade fraterna”. Desde então, ele tem sido uma voz incansável em defesa dessas populações. Em resposta ao apelo do Papa, a Diretoria de Identidade da PUCPR criou o “Programa Lampedusa”, que proporciona aulas gratuitas e semanais de Língua Portuguesa para migrantes, refugiados(as) e apátridas, além de grandes eventos semestrais de discussão dos direitos humanos para e com essa população.
🌎 3. Jornadas Mundiais da Juventude
Francisco participou de três Jornadas Mundiais da Juventude, no Rio de Janeiro (2013), em Cracóvia (2016) e em Lisboa (2023). Em cada uma delas, reforçou o chamado aos jovens para serem protagonistas de uma Igreja viva e missionária. Em sua passagem pela JMJ Rio 2013, destacou a singularidade da solidariedade brasileira, usando a expressão local de que “sempre é possível pôr mais água no feijão” para dividi-lo com o próximo. A DIMV – Diretoria de Identidade, Missão e Vocação da OR – Organização Religiosa da Província Marista Brasil Centro-Sul compôs uma delegação de Irmãos Maristas e leigos(as) para participação edições de 2013 e 2023 da JMJ, marcando uma forte presença significativa das Juventudes Maristas na promoção de uma fé ativa e engajada.
👵🏽👴🏻 4. Instituição da Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas (2021)
Com um olhar sensível para esse público, Francisco instituiu uma nova modalidade de Jornada Mundial. Ele reconhece a importância da interação entre gerações e pede que os jovens valorizem a sabedoria dos mais velhos, promovendo uma cultura de respeito e cuidado.
📖 5. Lançamento de quatro encíclicas
Durante seu pontificado, Francisco publicou quatro encíclicas fundamentais: Lumen Fidei (2013), sobre a fé; Laudato Si’ (2015), sobre o cuidado com a casa comum; Fratelli Tutti (2020), sobre a fraternidade e a amizade social; e Dilexit Nos (2023), sobre a justiça econômica. Cada uma delas reforça sua preocupação com um mundo mais justo e solidário, alerta sobre a nossa relação de cuidado com a Casa Comum e mergulha na Espiritualidade do Coração de Jesus. Acesse as encíclicas que já publicamos aqui no site da Província.
💬 6. Pronunciamentos diante de crises políticas e diplomáticas
O Papa Francisco tem sido uma voz ativa diante das grandes crises do mundo. Ele condenou a guerra na Ucrânia, chamou de “escândalo” o genocídio na Faixa de Gaza e pediu diálogo e reconciliação entre as nações. Sua diplomacia é movida pelo Evangelho da paz e pelo compromisso com os direitos humanos. Os constantes pedidos proféticos de paz e de diálogo por um cessar-fogo diante dos diversos conflitos na região do Oriente Médio, manifestados pelo Papa Francisco, também inspirou a Província Marista Brasil Centro-Sul na realização de sua Campanha de Natal 2024.
🌳 7. Encontro Internacional da Economia de Francisco (2020)
Inspirado por São Francisco de Assis, o Papa convocou jovens economistas e empreendedores para repensar a economia mundial com bases na justiça social e na sustentabilidade. O evento consolidou uma nova visão econômica, orientada pela ética e pelo bem comum. Leigos(as) Maristas estiveram presentes no encontro que aconteceu em Assis, na Itália.
🎓 8. Criação do Pacto Educativo Global (2020)
Em 2020, Francisco lançou o Pacto Educativo Global, uma iniciativa para transformar a educação em um caminho de fraternidade, formação integral e compromisso social. Ele defende uma educação humanista que supere as desigualdades e promova a cultura do encontro. A plataforma educativa digital da PMBCS, Farol 1817, possui um curso gratuito e exclusivo sobre o Pacto Educativo Global.
🏛️ 9. Bênção “Urbi et Orbi” na Praça de São Pedro vazia (2020)
No auge da pandemia de COVID-19, o mundo assistiu a um momento histórico e comovente: Francisco, sozinho, diante de uma Praça de São Pedro vazia, concedendo a bênção “Urbi et Orbi”. Esse ato simbolizou a esperança e a fé em meio às incertezas e dores daquele tempo.
💙 10. Audiência com os Irmãos Maristas de Champagnat
O Papa Francisco recebeu os Irmãos Maristas, reforçando seu compromisso com a educação cristã e o carisma de São Marcelino Champagnat. Ele destacou a importância da missão educativa marista na formação integral dos jovens. O encontro aconteceu em 24 de Março de 2024; clique aqui para ver as fotos e ler a íntegra das palavras ditas pelo Papa aos Irmãos Maristas. O Ir. Rogério Mateucci, Reitor da PUCPR e integrante da PMBCS, esteve na Audiência.
🎄 11. Natais com pessoas em situação de rua
Desde o início de seu pontificado, Francisco tem celebrado o Natal de forma solidária, compartilhando refeições com pessoas em situação de rua. Em anos como 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019, ele promoveu almoços especiais no Vaticano e encorajou iniciativas para acolher os mais necessitados durante essa data tão simbólica.
⛪ 12. Francisco e a sinodalidade na Igreja
Desde o início de seu pontificado, Francisco tem promovido uma Igreja mais sinodal, aberta ao diálogo e à participação de todos(as) os(as) fiéis. O Sínodo sobre a Sinodalidade (2021-2024) é um marco dessa caminhada, impulsionando uma Igreja mais acolhedora, inclusiva e missionária.