Uma das formas de desenvolver a espiritualidade em nossas vidas é se inspirando nos aprendizados deixados por personagens inspiradores. Marcelino Champagnat foi canonizado em abril de 1999 como reconhecimento de sua dedicação à fé e amor ao próximo

Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista e santo da Igreja Católica, foi exemplo de fraternidade e dedicação à fé. Descobriu sua vocação cedo, aos 14 anos, e desde então, até os seus últimos dias de vida, esteve comprometido com o dom de ajudar crianças e jovens do mundo todo. Inspirou seguidores, os chamados Irmãos Maristas, e deixou um legado que é vivido e semeado até hoje. Através dessa história, Marcelino nos deixou, antes de mais nada, grandes lições de espiritualidade. 

Pouco antes de falecer, Marcelino compartilhou seus ensinamentos em um testamento espiritual, escrito com a ajuda de dois Irmãos Maristas, Luis-Maria e Francisco. O documento reúne, em pouco mais de duas páginas, uma espécie de resumo dos aprendizados acumulados ao longo da vida de Champagnat. 

>> Confira o podcast “Testamento Espiritual do Padre Champagnat”

O testamento espiritual de Marcelino Champagnat é, acima de tudo, um texto inspirador e que contém a síntese da espiritualidade Marista. Neste mês de junho, em que celebramos a canonização de Marcelino, resolvemos revisitar esse clássico para refletirmos juntos sobre as lições espirituais de nosso fundador. 

Conheça mais sobre a história de Marcelino Champagnat e outros santos aqui

Então, vamos juntos mergulhar no tema e nos inspirar nos ensinamentos de Marcelino Champagnat? 

Lição sobre espiritualidade 1: perdão

Ao escrever suas lições sobre espiritualidade, Marcelino Champagnat nos revelou o que acreditava “ser mais conforme à vontade divina e mais útil ao bem da Sociedade”. 

Em primeiro lugar, o exemplo que nos deu foi do pedido de perdão. “Queira perdoar-me em consideração à Caridade infinita de Nosso Senhor Jesus Cristo e de unir suas orações às minhas para obter de Deus que ele se digne esquecer os pecados de minha vida passada e receber minha alma em sua infinita misericórdia”, escreveu Marcelino

Nesse sentido, este é um bom ponto de partida para pensarmos a respeito do papel do perdão em nossas vidas. Quantas vezes guardamos rancor e deixamos de falar com pessoas por razões pontuais? A prática do perdão nos aproxima das pessoas, nos ajuda a evoluir e a desenvolver nossa espiritualidade.

Lição sobre espiritualidade 2: respeito

O fundador dos Irmãos Marista também tratou em seu testamento da importância do respeito. Ele falou da relação que mantinha ao Superior Geral da Sociedade de Maria, repleta de união com todos os membros.  

Desse modo, ao mencionar essa lição agradeceu a Deus por confiar, para conviver com ele, pessoas que passaram a ocupar um papel de destaque em seu coração.

Nesse contexto, podemos pensar no respeito como algo que vem junto com a gratidão. Sem essa reflexão, em situações diversas das nossas vidas, deixamos de olhar para o outro e perceber seu papel no nosso crescimento conjunto.

Assim como Champagnat respeitou e agradeceu aos que possibilitaram a continuidade à sua obra, que tal exercitarmos o respeito e a gratidão pelo que fazem nossos amigos e colegas? 

Lição sobre espiritualidade 3: obediência

Outro aspecto que certamente merece destaque entre as lições de Champagnat foi a obediência. Era seu desejo que os Irmãos de Maria encarassem nos seus superiores, sobretudo, a pessoa de Jesus Cristo. Que “a eles obedeçam de coração e de espírito, renunciando sempre, se for necessário, à própria vontade e ao próprio critério”, ensinou. “Que eles se lembrem de que o religioso obediente contará vitórias e de que a obediência é que é principalmente a base e o sustentáculo de uma comunidade”.

A obediência ao caminho da fé é um exemplo de atitude de obediência que podemos ter hoje para seguirmos essa lição preciosa de Marcelino.

Lição sobre espiritualidade 4: amor ao próximo

Igualmente, o amor ao próximo foi mais uma das lições deixadas por Marcelino Champagnat em seu testamento. Nosso fundador reforçou, nesse sentido, os ensinamentos do próprio Cristo: “Amai-vos uns aos outros como Jesus Cristo vos amou. Que não haja entre vós senão um mesmo coração e um mesmo espírito. Que se possa dizer dos Pequenos Irmãos de Maria como dos primeiros cristãos: ‘Vede como eles se amam’”…

Em seguida, trazendo esse pensamento para a nossa realidade, vivemos tempos difíceis em relação à intolerância em alguns aspectos. Mas, por outro lado, podemos ver esse momento como uma oportunidade para mudarmos nossas próprias posturas em relação a como enxergamos o outro e plantamos a semente da pacificação.

A tolerância, o diálogo, o amor incondicional são elementos que exigem a prática diária. Amar-nos uns aos outros é uma missão que devemos cumprir para nos aproximarmos do exemplo deixado por Marcelino e por Jesus Cristo.

Veja também: Mensagens de amor ao próximo em frases, músicas e obras de arte 

Lição sobre espiritualidade 5: caridade

Outro pedido que Marcelino nos deixou é com relação à caridade e do desejo que ela se espalhasse para outras congregações. 

Isso sem nunca ter inveja de ninguém, “sobretudo daqueles que o bom Deus chama a trabalhar como vós, no estado religiosos, na instrução da juventude”, escreveu Champagnat. “Não deis nunca atenção a conversas capazes de prejudicá-los. A glória de Deus e a honra de Maria sejam unicamente vosso objetivo e toda a vossa ambição”, pediu.

O mundo de hoje, mais do que nunca, precisa de ações urgentes de caridade num sentido amplo. Essa atitude abrange também um caráter urgente, de bens de primeira necessidade, mas  vai além disso.

Ser caridoso é se dispor a ajudar também com gestos, palavras e aconchego. E mais do que ajudar aos outros, ser caridoso é proporcionar uma troca entre os envolvidos na ação. Todos saem transformados a partir de atos de caridade. E todos os dias são novas oportunidades de aprendizado para praticarmos essa lição.

Neste outro texto, citamos exemplos de solidariedade. 

Lição de espiritualidade 6: se inspirar em Jesus e Maria e José

“Desejo que vossos corações e vossos sentimentos também se identifiquem sempre em Jesus e Maria”, ensinou Marcelino em outra de suas lições. 

Ele faz refletir sobre a necessidade de que os interesses da Boa Mãe, de Jesus e de São José sejam também os nossos. “Um mesmo espírito, um mesmo amor vos ligue a eles como ramos a um mesmo tronco e como filhos de uma só família a uma boa mãe, Maria”.

Os exemplos de vida de Jesus e Maria devem nos inspirar. Seguindo seus passos, somos convidados a sentar à mesa junto com a Sagrada Família. Lembrar como eles viveram, como lidaram com seus problemas e como mantiveram sua fé inabalável, cada qual com sua trajetória, nos ajuda e inspira a vencer os nossos próprios desafios na vida.

Você também pode gostar: virtudes de Maria que nos aproximam do caminho de Deus

Lição de espiritualidade 7: oração

O encontro com Deus por meio da Oração também esteve presente no Testamento Espiritual. Marcelino pediu a Deus, em suas palavras, com todo o ardor de seu coração: “que persevereis fielmente no santo exercício da presença de Deus, alma da oração, da meditação e de todas as virtudes”. E completou que a humildade e a simplicidade deveriam sempre ser a característica dos Pequenos Irmãos de Maria.

Nós já falamos sobre a importância da oração aqui no blog. Mais do que isso, já falamos de algumas dicas que podem ajudar a criar e manter esse hábito tão importante. Rezar nos faz seres humanos melhores. Nos leva a um autoconhecimento ao mesmo tempo em que nos coloca em contato direto com Deus. Confira neste link 

Lição de espiritualidade 8: ser fiel à vocação

No fim do seu testamento, Champagnat pede que sejamos fiéis às nossas vocações. “Amai-a e perseverai nela corajosamente”, recomenda. “Para viver como bom religioso exige-se sacrifício; mas a graça suaviza tudo”, ensinou Marcelino. 

Também já tratamos aqui no blog a respeito das vocações e como é crucial para nos encontrarmos em nossas vidas ouvirmos os chamados de Deus. Os propósitos do nosso Pai para conosco são o verdadeiro caminho para alcançarmos a felicidade e a realização. 

Para conhecer mais sobre o tema, indicamos estas duas leituras: 

Um texto para ler e revisitar sempre

Como vimos nessa reflexão sobre alguns dos principais pontos, o “Testamento Espiritual” é um texto inspirador e traz lições cruciais sobre como desenvolver da nossa espiritualidade. É possível ouvir um podcast com o material na íntegra aqui

Dessa forma, você pode entrar em contato com as palavras preciosas escritas por Marcelino Champagnat como um dos últimos atos de sua vida. Vale a pena guardar o link para revisitar esses ensinamentos, como fizemos hoje aqui.

Esperamos que a reflexão sobre essas lições tenham ajudado e que possam inspirar reflexões sobre os caminhos para desenvolver sua espiritualidade.