A volta às aulas é uma nova oportunidade de integração para os estudantes independentemente da idade. Depois do período de férias, da proximidade com a família e eventuais experiências fora da sala de aula, todos e todas voltam para trocas na rotina escolar. Nesse momento, o acolhimento deve se tornar uma prioridade e a exemplo do jeito Marista de educar, a pedagogia da presença é respaldo para os educadores.

 

Isso significa a manutenção de um ambiente seguro para as crianças e jovens, permitindo ainda maior tranquilidade aos pais e mães, levando em conta os cuidados nos espaços físicos até às relações no âmbito escolar. A presença representa a postura de apoiar a formação dos estudantes a partir do constante acompanhamento dos passos formativos.

 

Dentro do contexto de volta às aulas, por exemplo, a presença estabelece suporte para a continuidade da evolução do processo de aprendizagem. E reforça o objetivo educacional Marista do desenvolvimento do protagonismo e da confiança, seguindo os princípios cristãos e éticos.

 

“Queremos educar as crianças, isto é, instruí-las sobre os seus deveres, ensinar-lhes como praticá-los, infundir-lhes o espírito e os sentimentos do cristianismo, os hábitos religiosos, as virtudes do cristão e do bom cidadão. Para tanto, é preciso que sejamos educadores, vivamos no meio das crianças e que elas permaneçam muito tempo conosco”. – Marcelino Champagnat

União em prol da educação

Ao longo da história, a pedagogia da presença foi fortalecida pela Comunidade Educativa Marista, que atualmente caminha como família global com apoio da Rede Global Marista de Escolas. De forma colaborativa, os(as) educadores contribuem na evolução, vitalidade e sustentabilidade da Missão Marista em prol da formação de crianças e jovens.

 

A Rede abre espaço para que os coordenadores de educação possam aprofundar sua relação e apoio, gerando sinergia e colaboração. Além disso, a tecnologia tem servido de apoio na partilha de materiais educativos. É um passo para a inovação no ensino evangelizador, bem como, o aperfeiçoamento no compromisso de entregar uma educação de qualidade.

 

Saiba Mais

Mensagem da Comissão Internacional da Missão Marista traz reflexão sobre Catecismo escolar, educação da fé e cuidado sacramental

Escola em Pastoral: conheça o documento criado para orientar a evangelização e a Pastoral Escolar