Sabia que um minuto de oração diariamente já é suficiente para aumentar seu bem-estar? Imagina quando falamos em novenas, meditações, momentos de reflexão, solitude e contato com Deus. Afinal, por que orar e meditar todos os dias?

 

Diminui o estresse

Está comprovado que o hábito diário da meditação e da oração impactam a capacidade de atenção plena (do inglês mindfulness). Essa é a habilidade de estar presente no momento agora, sem preocupação exagerada com o futuro.

Ou seja, sem ansiedade.

Isso leva à diminuição do estresse, aumento da concentração e do bem-estar de maneira geral.

 

Melhora da autopercepção

Momentos de reflexão e silêncio em que se busca entender a si próprio são essenciais para uma autopercepção e autoconhecimento elevados. Quando nos conhecemos, sabemos nossas motivações, fraquezas e qualidades, sabemos no que devemos trabalhar.

Quando falamos sobre eles com Deus, tudo fica ainda mais claro e simples. Caminhar com Ele é sempre um alívio aos nossos corações.

O autoconhecimento também é fundamental para criar e alimentar relacionamentos sadios e fortes com os outros, construir comunidade e o mundo que queremos.

 

Melhora geral da saúde

Até a psicologia já entendeu os benefícios da fé para a saúde humana, física, mental e emocional. Ter uma comunidade de fé, participar de ritos e momentos sagrados, em união com Deus, impactam diretamente a longevidade do indivíduo e contribuem para a diminuição de uma série de doenças.

Além disso, pessoas que oram e meditam todos os dias são mais gratas, generosas, bondosas e empáticas. 

 

Fortalecimento da fé

Os momentos de oração são de comunhão total e completa com Deus. Edificam a fé, trazem esperança e renovam a força espiritual, garantindo que você permaneça no caminho que Ele quer para você. 

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. (Filipenses 4: 6-7)

Deus é claro conosco: que fiquemos tranquilos, com o coração cheio de gratidão, e que peçamos a Ele o que desejamos. Mas que permaneçamos em oração para que estejamos sempre próximos d’Ele e possamos escutar suas orientações.