Estamos em mês de Advento e preparações para o Natal, e é comum que a mensagem real desta época se perca em meio à correria do fim do ano e a obrigação que todos carregamos de comprar e consumir. Mas e se pudéssemos dar presentes simbólicos que não custam nada? 

A reflexão de hoje é sobre esta missão de Natal: como retomar os valores reais do nascimento de Cristo em meio a tantos desafios!

Se você preferir, pode escutar o conteúdo:

Presença em vez de presentes

Nada é mais valioso do que nosso tempo – e quando escolhemos dividi-lo com alguém estamos oferecendo o maior e melhor presente de todos. Mas é necessário que seja um tempo de qualidade, atenção e presença. 

Estar presente no momento atual é um desafio e uma dádiva: poder observar e viver o tempo que passa enquanto percebemos o presente divino da vida é nosso dever

Pense em presença em vez de presentes neste Natal. Em conversas profundas, em montar quebra-cabeças juntos, em perguntar aos entes queridos o que eles gostariam de fazer com você. Se mostre disponível a eles, se entregue e esteja presente.

Empatia todo dia

Não é porque é tempo de Natal, afinal a empatia é obrigatória nas nossas vidas cristãs. Mas nesta época ela deve ser prioridade de todos. Escute, acolha, ajude. Não precisa ir longe, dentro de casa, com mães e pais afogados em trabalho, tarefas domésticas e correria de fim de ano, o que você pode fazer? 

Uma mão estendida de apoio vale muito mais do que uma bolsa nova. Se oferecer para ajudar na ceia, mostrar que está à disposição e buscar entender pelo que o outro está passando são pequenos gestos que não custam nada e fazem toda a diferença.

Palavras importam

Todo mundo ama ganhar presente. Não há idade para a alegria que um pacote bem embrulhado traz aos olhos, o sorriso logo se alarga e mal podemos esperar para rasgar o papel! 

Uma árvore cheia de presentes é símbolo de conquista para muitas famílias – e de fato, poder prover e proporcionar um bom Natal a sua família é algo que deve trazer orgulho a todos. 

Mas de nada vale a árvore cheia se não há amor. Se não se compartilham palavras doces que traduzem os sentimentos natalinos: gratidão, esperança, alegria. Palavras importam. Fale. Escreva um cartão. Deixe claro como você valoriza as pessoas ao seu redor. 

Rezamos por uma razão muito importante: é uma das maneiras mais próximas de nos relacionarmos com Deus. Reze com sua família, diga em voz alta seu amor por todos e por Jesus neste Natal. 

Deixe sua mensagem de Natal aqui!