Ken Robinson, professor famoso pela defesa da criatividade, disse: “Quando se está na sua vocação, o seu sentido de tempo varia. Quando você faz o que gosta, uma hora pode durar cinco minutos; se for o contrário, cinco minutos podem durar uma hora”.  O chamado inevitável dentro de nós nem sempre tem a ver com o que fazemos no dia a dia, e nossa profissão nem sempre está ligada a este chamado. Mas afinal, qual a diferença entre vocação e profissão? 

 

O que é vocação?

 

A vocação está ligada ao “ser”: quem somos, o que queremos, que luz existe dentro de nós e nos move adiante? O que toca nosso coração e acalenta nossa alma? É nosso dom nato, nosso chamado de Deus na Terra, o que dá consistência ao nosso existir.

 

Às vezes é desafiador descobrir sua vocação, pois ela está geralmente ligada ao que vem com mais facilidade e fluidez nas nossas vidas. Aquilo que nos parece óbvio, lógico, natural, que não parece trabalho. 

 

Para a Igreja, há quatro vocações possíveis: leiga, missionária, sacerdotal e religiosa. Entre estas, a “vocação sacerdotal é um grande mistério, um dom que supera infinitamente o homem”, como disse São João Paulo II. 

 

Veja também:

João Luis Fedel nos dá um bom panorama sobre vocação, missão e identidade na entrevista abaixo:

 

 

Como a vocação e a profissão se relacionam

 

Se a vocação é o chamado de Deus, que se transforma na nossa missão no mundo, nossa profissão é uma escolha pessoal do que queremos fazer todos os dias. Para escolher uma carreira, pensamos em fatores pessoais, comunitários e financeiros, olhamos para o mercado e para tendências.

 

Analisamos nossas habilidades pessoais e talento, e, claro, queremos uma carreira de sucesso, feliz. Mas isso não significa que a profissão precisa estar exatamente ligada à vocação. 

 

Há muitas pessoas que concretizam seus chamados em trabalhos voluntários, ações comunitárias ou hobbies. Há outras que conseguem ter uma carreira completamente ligada à sua vocação, mas não há certo ou errado. 

 

O importante é que vivamos todos os dias a vida consagrada cristã, conforme nosso propósito de Deus na Terra, seja como Irmão Marista, dentista, professor ou advogado. 

 

Saiba Mais

O que faz um Irmão Marista

Como saber se você tem vocação para a vida religiosa