A Quaresma se inicia 40 dias antes da celebração da Páscoa. Para os católicos, esse é um um momento de profunda reflexão e conexão espiritual, pois lembramos a passagem de Jesus pelo deserto e as tentações que enfrentou; é um momento de preparação e conexão com Deus. Mas, qual a importância da Quaresma? 

Quer escutar um audiopost sobre o primeiro domingo da quaresma? Clique aqui e ouça agora mesmo.

Reencontro com Deus

“Convertei-vos a mim. A Quaresma é uma viagem de regresso a Deus que lança um apelo ao nosso coração. Na vida, sempre teremos coisas a fazer e desculpas a apresentar, mas agora é tempo de regressar a Deus”, Papa Francisco. 

Uma viagem de regresso a Deus, diz o Papa Francisco. Só com esta frase é possível notar a importância da quaresma na vida cristã. Os 40 dias que antecedem a ressurreição de Cristo, a Páscoa, são marcados pela preparação para seu retorno, e simbolizam os 40 dias que Jesus passou no deserto. 

Durante este período, cristãos refletem profundamente sobre sua fé, a graça divina e buscam serviços e ritos religiosos para celebrar o retorno do Salvador. É um tempo de partilha, de comungar com irmãos e rezar pela paz e pelo amor. É refletir todos os dias sobre seu comportamento e tentar melhorá-lo; é entregar a Deus seus medos, fraquezas e anseios. É estar ainda mais perto Dele e de sua graça. 

 

Significado e importância da quaresma

A Quaresma é um período privilegiado de preparação para a Páscoa, que começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina no Sábado de Aleluia, anterior ao Domingo de Páscoa. A preparação para o momento da ressurreição de Cristo envolve uma série de pontos relevantes. 

 

Quarta-Feira de Cinzas: católicos são marcados na testa com uma cruz feita das cinzas dos ramos do Domingo de Ramos do ano anterior: isso representa o fim da mortalidade. Durante o período, é comum jejuar — geralmente, evita-se o consumo de carne vermelha — e praticar atos de penitência, lembrando do sofrimento de Cristo no deserto e, depois, na cruz. 

 

Ou seja, jejum, oração e penitência são pilares quaresmais, ao lado da ajuda financeira aos menos favorecidos. O jejum é prescrito na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa, mas há muitos cristãos que levam a prática durante todo o período e escolhem outros temas.

 

Há quem deixe de consumir doces, pare de fumar, busque não reclamar durante os 40 dias, pare de ingerir bebidas alcoólicas. É um momento de introspecção e conexão divina que tem capacidade de transformar vidas. 

 

Estando presente e evitando os vícios, é possível notar a beleza divina ao nosso redor: ela está em todas as coisas e é inspiração do Espírito Santo, que vem a nós com maravilhas inexplicáveis. 

 

Então, a partir desta quarta-feira, se planeje para: