Dê o play e escute o audiopost:

Tem alegria maior do que montar a árvore e o presépio de Natal entre entes queridos, celebrando a chegada de Jesus? É um momento especial que deve ser preservado por todas as famílias. Mas qual o momento correto de começar as celebrações?

Nossa tradição cristã indica que montemos a árvore no primeiro domingo do Advento – ou seja, a sua já deve estar montada! O período de quatro semanas que antecedem o Natal é repleto de alegrias e celebrações pela vinda do Senhor, e a árvore é uma delas.

Neste ano, o primeiro domingo do Advento foi comemorado em 28 de dezembro, quando as árvores subiram e a primeira vela foi acesa.

Alguns países têm tradições diferentes, que variam com sua cultura. É comum que Portugal e Itália tratem o Dia da Imaculada Conceição, 8 de dezembro, como o início oficial da decoração natalina. Nos Estados Unidos, por exemplo, a montagem da árvore geralmente acontece no Dia de Ação de Graças, data tipicamente norte-americana. 

Significado da Árvore

Árvores representam a vida e a transformação: seu ciclo de crescimento é a metáfora perfeita para a vida cristã. Durante o Advento, devemos nos adornar com os valores deste período: paz, amor, bondade e compreensão. 

E o mesmo fazendo com a árvore: a decoramos em simbologia ao processo de preparo para a chegada do Senhor. A iluminamos como Deus ilumina nossas vidas, fazemos de nossos corações o local de acolhimento de Jesus. 

Uma árvore acesa e decorada é lembrete diário da força do Senhor na vida.

E o Presépio?

Muitos cristãos também têm o costume de montar presépios durante o Natal. Eles podem ser pequenos objetos decorativos, ou até mesmo verdadeiras instalações artísticas em jardins.

Para sua montagem, também há um cronograma: alguns dizem que ele deve aparecer completo (sem o bebê Jesus) no terceiro domingo do Advento, este ano 12 de dezembro, dia que marca a anunciação de Jesus à Maria pelo Anjo Gabriel. 

Outros o montam aos poucos, a cada domingo de Advento, por exemplo: no primeiro domingo do período aparece a gruta, depois a manjedoura, animais, estrela, Reis Magos, animais, pastores, Maria e José… até a chegada de Jesus, que acontece apenas no dia 25. 

E quando desmontar?

Não há alteração na data da desmontagem: todos os anos ela deve ser feita no Dia de Reis, quando os três Reis Magos conheceram Jesus e lhe levaram os presentes. O presépio e todas as decorações natalinas devem então ser guardadas.