Em 15 de agosto comemoramos o Dia do Marista, data escolhida para celebrar e homenagear todos aqueles que levam adiante, de diferentes formas, a obra de Marcelino Champagnat. Mas, afinal, quem são os Maristas de hoje?

 

O significado da palavra “Marista”

O nome “Marista” foi dado por Marcelino Champagnat junto com seus primeiros seguidores no momento da formação do Instituto. A palavra homenageia Maria, a quem Marcelino sempre foi devoto. A Boa Mãe, como ele mesmo a chamava carinhosamente, foi base do seu carisma.

A missão está viva há mais de 200 anos e hoje está presente em mais de 80 países.

Conheça mais dessa história aqui

 

8 virtudes de um Marista

Em seguida, separamos as 15 principais virtudes que nos unem como Maristas.

 

Cuidado com as crianças e jovens:

A identificação com o carisma de Champagnat é a primeira característica que nos une. Atuamos, de diferentes formas, para levar adiante os valores que o Santo Padre nos deixou. Sobretudo, trabalhamos na missão de ajudar crianças e jovens vulneráveis.

 

“A missão Marista me motiva todos os dias a dar o meu melhor, pois sinto que de alguma forma estou contribuindo com o legado de Marcelino Champagnat.”

Aline Damas

 

Solidariedade

Ela está na nossa identidade e percorre o DNA de cada Marista. Somos chamados a mudar a nossa realidade e a do próximo por meio do amor fraternal. Aliás, nos últimos anos, celebramos o Dia do Marista com ações solidárias, como arrecadação de alimentos e itens de higiene para famílias carentes de diversas cidades. Neste link, detalhamos todas as ações.

 

“Viver a missão Marista é sobre olhar além todos os dias, com olhar de acolhimento, afeto e cuidado. Seja para criar um produto, um texto para uma ação de solidariedade ou vocação, a missão nos lembra a todo momento de colocar nosso momento a serviço do outro!”

Elinéia Denis

 

Espiritualidade

Tornar Jesus, do modo de Maria, conhecido e amado é a obra de Champagnat que levamos adiante. Exercemos a nossa espiritualidade em prol da formação de cidadãos éticos, solidários e com foco no direito das crianças e adolescentes. Promovemos as práticas da espiritualidade de diferentes formas, como em grupos de leigos, em espaços de animação vocacional, em ações missionárias de evangelização e na nossa própria presença diária. Entendemos que, além de “fazer”, nossa espiritualidade se resume em “ser”.

“Ser Marista já não se separa mais daquilo que sou, daquilo que me torno como pessoa. Aprendi nesse tempo a importância de se colocar em diálogo, como aprendiz e ensinante, “em torno da mesma mesa”, unindo forças e alimentando a esperança de que podemos sempre fazer melhor.”

Dyogenes Philippsen Araujo 

 

Amor pelo trabalho

Desde pequeno, Marcelino teve em casa o exemplo do amor pelo trabalho. Como seus seguidores, conosco não é diferente. Somos comprometidos com o que fazemos, buscamos um propósito maior para cada ação e trabalhamos sempre de maneira transparente. 

 

“Tento enxergar diariamente um propósito maior para os meus projetos e trabalhar com amor para que milhares de vidas sejam impactadas.”

Karla Dudas

 

Interculturalidade

O respeito é a base de nossas relações. Convivemos harmoniosamente com todas as diferenças e promovemos o diálogo e integração entre diferentes religiões, gênero, gerações e etnias.

 

“Você não só escuta falar do outro, mas você está em contato com essa diversidade. E entende a diversidade como riqueza.”

Ir. Joilson, em declaração durante encontro com Irmãos de diferentes países

 

Espírito de família

Dentro de nossas casas somos chamados, assim como a família de Nazaré, a sermos Lares de Luz, cuidando das vidas. Fora delas, mantemos o espírito da família em nossa relação com nossos irmãos. Promovemos ambientes acolhedores e aconchegantes, nos quais o coletivo é mais importante que os interesses pessoais. Valorizamos as pessoas e unimos forças em prol de um mundo melhor.

 

Existe o que é diferente, mas é um momento também de afirmar os traços comuns, porque mesmo com as diferenças culturais, a gente se reconhece como Marista, no jeito de acolher, no jeito de conviver, nesse espírito de família que o Padre Champagnat sonhou.

Ir. Joilson, em declaração durante encontro com Irmãos de diferentes países

 

Presença significativa e serviço

Compreendemos que a base da vocação e da solidariedade está no “ser”. Por isso, somos presença significativa por onde passamos. Temos atitude cuidadora e buscamos sempre nos colocar no lugar do próximo. Também ajudamos, dentro de nossos papéis, na descoberta do projeto de vida de outras pessoas.

 

“A minha missão Marista é acolher! Estar sempre aberto para acolher quem precisa nas suas necessidades”

Flavia de Oliveira Rodrigues
 

 

Simplicidade

Assim como Champagnat e sua família, nós Maristas prezamos pela humildade e pela simplicidade. Ela está no nosso modo de falar e agir no dia a dia.

 

“Vivo a missão Marista na forma de falar, de escrever, de olhar para o próximo e também no objetivo de contribuir no impacto e transformação de vidas através da dedicação e amor ao trabalho. Sem o foco na missão nada disso faria sentido”

Samara Bark

 

Quem são os Maristas hoje?

Os Maristas de hoje são todos aqueles que compartilham das virtudes que comentamos acima. São os colaboradores, Irmãos, leigos, leigas, fraternos e fraternas que contribuem para levar a missão Marista adiante. Estamos nas escolas, nos hospitais, nas pastorais, nas ações missionárias e em diversos outros espaços de apoio à comunidade.

E você pode fazer parte dessa missão! Para conhecer mais sobre nossa atuação, acesse este link. E, para se inspirar, recomendamos o seguinte texto:

Missão de vida: como descobrir o que toca meu coração? Veja exemplos!

Boa leitura!