Quatro finais de semana antes do Natal, sempre no domingo, têm início a celebração do Advento. De origem latina, a palavra Advento tem o significado de antecipação, ou seja, a preparação para a celebração do nascimento de Jesus Cristo. A seguir a sugestão de roteiro para organizar a celebração do Domingo do Advento.

Quer conhecer o passo a passo em formato de audiopost? Dê o play abaixo:

Passo 1 – Confira o calendário

Em 2022, o Domingo do Advento iniciará no dia 27 de novembro. Sendo assim, a partir desse dia é que as pessoas podem se preparar espiritualmente para o nascimento de Jesus, que acontecerá dali a quatro finais de semana, no dia 24 de dezembro.

 

Passo 2 – Coroa do Advento

 

O símbolo do Domingo do Advento é uma coroa confeccionada com ramos verdes, enfeitada com fitas vermelhas e ao centro são colocadas quatro velas, que deverão ser acesas a cada domingo até a chegada do Natal.

 

Essa simbologia reforça a importância do amor eterno de Deus, da esperança que sempre deverá ser nutrida, estreitando nosso relacionamento com o Pai Eterno. Além disso, representa ainda a luz que guia os fiéis na escuridão.

 

Passo 3 – Vivendo o Domingo do Advento em família

 

Cada família poderá escolher o ambiente da casa mais aconchegante para realizar cada um dos quatro encontros. Definido o local, a família deverá se reunir e, após acender a vela, podem complementar com uma leitura de textos bíblicos e finalizar com uma bênção geral do responsável da família.

 

Passo 4 – Aproveitando o momento de reflexão

 

Além de um tempo de preparação, o Advento está alinhado a finalização do ano. Então, pode ser encarado como um momento de reflexão e união da família que será celebrado com o nascimento de Jesus. Ao longo dessa jornada, é sempre importante fortalecer os vínculos de amor e fidelidade entre os familiares e a vida cristã.

 

Saiba mais

Oração em família: por que e como começar a rezar com os familiares?

Natal em Família: Como educar os pequenos sobre o significado do Natal