A Campanha da Fraternidade 2025 ganha ainda mais vida com a apresentação oficial do seu hino e a sua execução em capelas, santuários e comunidades em todo o Brasil! Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), a música inspira Igrejas de todo o país a refletirem sobre o cuidado com a Casa Comum. Mas você sabe como esse hino foi criado? A seguir, você encontra uma lista de curiosidades que tornam essa composição tão especial!

 

🏆 Hino foi escolhido por concurso nacional

A música tema da CF 2025 nasceu de um concurso onde músicos(as) e compositores(as) de todo o Brasil enviaram suas propostas. Antes de participarem, os(as) inscritos(as) passaram por uma formação especial oferecida pela CNBB, aprendendo mais sobre a Campanha, composição de letra e criação melódica.

 

✍️🎶 Mais de 100 propostas foram enviadas!

O processo seletivo contou com 68 propostas de letra e 42 melodias, todas cuidadosamente analisadas. A escolha final levou em conta critérios como fidelidade ao tema da Campanha, clareza da mensagem, facilidade para o canto comunitário e acessibilidade para diferentes grupos.

 

📖🌱 Letra é inspirada nos ensinamentos do Papa Francisco

A letra do hino foi escrita por Ismael Oliveira do Nascimento, de Iguatú (CE), que atualmente reside em Belo Horizonte (MG). Ele contou que se inspirou no magistério do Papa Francisco, especialmente na Laudato Si’, e buscou trazer para o texto as reflexões sobre as mudanças climáticas e o desafio de proteger a criação de Deus.

 

🎹🎼 A melodia foi pensada para se conectar com diferentes públicos

A música foi composta por Miguel Philippi, regente de corais da Arquidiocese de Florianópolis (SC). Ele explicou que construiu a melodia para que fosse bela, acessível e envolvente, ajudando as comunidades a viverem intensamente a Quaresma. Segundo Miguel, as estrofes, em tom menor, refletem o convite à oração e conversão, enquanto o refrão, em tom maior, celebra a grandiosidade da Criação divina.

 

🌍✨ A mensagem é de esperança, mas também de compromisso

Além de ser um chamado à reflexão, o hino da CF 2025 busca despertar em todos um compromisso ativo com a Casa Comum. Ele reforça que Deus não cansa de criar, e que somos chamados a colaborar com Ele na preservação da vida e da natureza, combatendo as injustiças socioambientais e promovendo o bem comum.

 

🎬 Videoclipe Oficial

Assista ao vídeo produzido pela CNBB, com o Hino da CF 2025!

 

📃 Baixe a partitura

A “Edições CNBB” disponibilizou o arquivo PDF com a partitura e letra do Hino da Campanha. O material pode ser muito útil para execução da música com o uso de instrumentos musicais por quem quer conhecer as cifras (como no uso do violão e guitarra) e também para quem acompanha a partitura para acompanhar todas as notas musicais (teclado, órgão ou regência de coral).

 

✒️ Letra

O Cristo-Deus se fez humano nesta terraE às criaturas deu valor e atençãoA vida plena, que no mundo já se esperaGanha sentido com a nossa redenção

 

Ao entregar o Paraíso ao ser humanoDeus contemplou sua beleza e seus donsLouvado seja nosso Pai, o Criador“Deus viu que tudo, tudo era muito bom!”

 

No Universo tudo está interligadoNele vivemos e, com todos, “somos um”Nesta Quaresma, à conversão, somos chamadosCuidemos todos desta Casa, que é Comum

 

Há muito tempo, o louvor das criaturasJá se ouvia em um canto universalO seu autor, nova expressão ele inaugura“Fraternidade e Ecologia Integral”

 

O ser humano transformou a realidadeCausou maus-tratos, destruindo a naturezaAbandonou a Lei de Deus e sua verdadeDesrespeitando a criação e sua beleza

 

De toda a Terra em nossas mãos, eis o cuidadoNós somos todos responsáveis pela vidaEnquanto aqui peregrinamos na esperançaA criação em nova Páscoa é renascida

 

🎤 Agora é hora de aprender e cantar o hino! Que ele seja instrumento de evangelização e inspiração para que todos(as) possamos viver a Quaresma e a Campanha da Fraternidade com fé, compromisso e alegria!