Experimente ouvir o conteúdo:

Renove as esperanças em um amanhã melhor com quatro lições de solidariedade que mostram como a reflexão e a prática da solidariedade são chaves para mudar o mundo.

No tempo em que vivemos, as relações que, antes poderiam ser limitadas a um círculo de pessoas, hoje podem ser ampliadas. Somos conectados de forma prática, em tempo real, com qualquer parte do Planeta. Nesse sentido, precisamos ficar atentos para, como numa verdadeira família global, enchê-lo de solidariedade e transformá-lo em um lugar melhor.

Assim, é importante aproveitar esta oportunidade e espalharmos nos espaços físicos e virtuais, a beleza de “ser solidário”. Praticar a solidariedade nos transforma em pessoas íntimas da missão que Jesus nos deixou.

Um meio de pensar sobre a solidariedade que nos conecta como a grande família global é o site “Solidariedade que Aquece”. Em seguida, separamos alguns dos materiais em vídeo e em texto que nos proporcionam reflexões profundas. 

1- Série de vídeos sobre solidariedade

Seja como for, a clareza do que é ser solidário nos inspira a praticar a solidariedade. Os vídeos abaixo fazem parte de uma série chamada pílulas de solidariedade. O objetivo é explicar termos-chave sobre o momento atual e nos mostrar algumas práticas simples para um mundo melhor. Entre os temas, estão: como conviver com o diferente, cultura do cuidado e economia solidária. 

A série completa está disponível aqui.

 

 

 

2- Mundo conectado: novos desafios e novos modos de ser solidário

Antes de mais nada, você já parou para pensar o quanto nossa sociedade hiperconectada trouxe novos desafios à sociedade? Um dos principais problemas no mundo contemporâneo é saber discernir entre informação confiável, criada para orientar, e boatos, criados para desorientar. Ajudar as pessoas a desenvolverem a capacidade de discernir pode ser um ato transformador, um belo exemplo de solidariedade. É o objetivo deste vídeo. 

 


Ainda na linha de conteúdos importantes e confiáveis, “Solidariedade que Aquece” disponibiliza uma série de vídeos com informações sobre a COVID-19. São 11 vídeos em 30 minutos de detalhes sobre estes temas: principais sintomas, como ocorre o contágio e a disseminação do vírus, quais os cuidados necessários e muitos outros. Abaixo você confere o primeiro vídeo, e a série completa está disponível aqui.

3- Do virtual ao mundo concreto

Em uma das seções do site (Boas Notícias), são divulgadas ações inspiradoras de solidariedade. Entre elas, estão, por exemplo, a junção de startups para ajudar comunidades carentes da Grande Curitiba. Deste modo, encontra-se também o aspecto da união entre mundo digital e concreto. A campanha do agasalho deste ano na capital paranaense é realizada por meio de um aplicativo de celular. Doações de empresas, mobilizações para fabricar EPIs e uma série de ações bacanas são retratadas nessa parte da página web. Para conferir, é só clicar aqui.

4- A necessidade de ser solidário com nossos próprios sentimentos

Você lembra que falamos, no primeiro item, a respeito da importância de refletir sobre solidariedade para que se torne prática? Nesses tempos, importante é rezar, entrar em conexão com nossas almas. Por isso, separamos aqui um vídeo que nos ensina como ser solidários também por meio dos nossos sentimentos, olhando-os bem de perto. 

Nesse sentido, durante uma palestra, em março, na PUC-PR, a Monja Coen falou justamente sobre educação para a interioridade em um mundo hiperconectado. Fala inspiradora sobre o nosso papel para um mundo melhor, com o que está ao nosso alcance.  Essa fala está disponível aqui:

 

Praticar a solidariedade

A solidariedade é uma das ferramentas para a saída de qualquer crise e para a transformação do mundo. Jesus é o nosso maior exemplo de solidariedade e de doação.

Quem pratica o amor incondicional, sendo solidário, renova-se em cada ato. Que possamos refletir sobre a solidariedade e praticá-la neste momento histórico, para que nos tornemos uma humanidade cada vez mais forte e cheia de amor.