A vocação religiosa é uma maneira única de viver uma missão de vida. São homens e mulheres que sentem o chamado de Deus para dedicar suas vidas exclusivamente a Cristo por meio da realização dos votos de pobreza, obediência e castidade.  A consagração ocorre, geralmente, por intermédio de uma congregação religiosa da qual a pessoa mais se identifica e se sente tocada. 

Um exemplo de vocação religiosa é a vida consagrada dos Irmãos Maristas. São pessoas que dedicam suas vidas a Deus, do modo de Maria, a tornar o mundo um lugar melhor por meio do cuidado de crianças e jovens, especialmente os mais vulneráveis. 

Vamos conhecer um pouco dessa história? 

 

Missão de vida: o exemplo dos Irmãos Marista no cuidado com as crianças e jovens

Fazendo uma viagem histórica ao passado, chegamos no interior da França, em pleno sec. XIX. O protagonista é um jovem sacerdote que não permanece indiferente diante das situações caóticas que passam ao seu redor.

Ele vê crianças e jovens abandonadas, sem acesso à escola e algumas até morrendo sem sequer ouvir falar de Deus. Então, isso toca profundamente seu coração e o jovem sente a necessidade sair do comodismo e fazer algo que pode mudar esse cenário.  

Esse jovem visionário é Marcelino Champagnat, um homem de coração ardente e desejoso de poder fazer a diferença. 

Assim, em 1817, Champagnat inicia um trabalho que hoje está presente nos cinco continentes. Estamos falando do início do Instituto dos pequenos Irmãos de Maria, os Irmãos Maristas.

Quer conhecer mais dessa história? Neste texto, contamos todos os detalhes. 

 

O que o jovem Champagnat desejava?

Mas o que Champagnat estava iniciando? Sendo padre, ele não queria somente um instituto de sacerdotes zelosos, preocupados com a formação catequética e que ministrassem sacramentos da Igreja. Tampouco, um grupo de excelentes professores que se dedicassem de maneira exemplar aos cuidados da sala de aula. O que realmente desejava Champagnat? Dizia ele: 

“Necessitamos Irmãos”!

Isto mesmo, ele queria um grupo de homens que se consagrassem a Deus e dedicassem suas vidas em favor do próximo, em especial as crianças e jovens.

Ele queria Irmãos que cuidassem da educação e da evangelização das crianças e jovens, não somente por palavras, mas principalmente pela vida e pelo exemplo. Ele queria 

“Simplesmente Irmãos”!

 

6 frases sobre quem é o Irmão Marista

Em algum de seus escritos podemos extrair alguns dizeres de Champagnat sobre quem é o Irmão Marista.

  • “Uma alma predestinada a uma grande piedade, a uma vida pura e uma virtude sólida, uma alma, sobre a qual Deus tem particular missão”. 
  • “Um anjo da guarda das crianças e jovens”.
  • “Um modelo e Evangelho vivo para os jovens”.
  • “Um semeador do Evangelho”.
  • “Imitador e propagador das virtudes de Maria, nossa Boa Mãe”.
  • “Aquele que vive alegre e contente, que comprova com esta atitude que gosta de sua vocação e se encontra feliz nela”.

 

O papel das crianças e jovens na vocação religiosa Marista

Quem são as crianças e jovens para a vida consagrada Marista? A resposta é simples, são tudo!

Não pode existir um Irmão Marista que não seja apaixonado pelas crianças e jovens e que esteja disposto a dedicar sua vida a eles. 

O Irmão Marista, além de um homem escolhido e amado por Deus, é uma pessoa que se dedica plenamente ao trabalho com as crianças e jovens para despertar neles o sentido da vida. 

A palavra Irmão, remete ao ser pequeno, ser simples. Justamente esse sentido de simplicidade para ser mais próximo desses destinatários da missão. Em outras palavras, oIrmão é aquele que, como Maria, escuta, acolhe e parte para o serviço. Assim que devemos ser para elas. 

No coração de Champagnat residia esse profundo desejo: 

“não posso ver uma criança sem sentir o desejo de dizer-lhe quanto jesus a ama”! 

É esse o sentimento que deve habitar no coração e na vida de cada Irmão Marista. Para assim, os Irmãos ser um ícone para o mundo juvenil, onde quer que ele esteja presente. 

 

Sentiu-se tocado?

Como falamos no início, a vocação é um chamado. Precisamos nos sentir tocados por um carisma para que dediquemos nossa vida com amor a ele. 

Se você se identifica com a história e valores dos Irmãos Maristas e, assim como nós, não quer permanecer indiferente frente aos apelos que o mundo mostra, te convidamos a vir refletir conosco o seu projeto de vida. 

A Animação Vocacional Marista é um espaço para ajudá-lo a refletir sobre sua vida e a sua vocação para construir um amanhã mais humano, responsável e consciente.

Para saber mais, é só acessar estes links: