Está sem tempo para ler agora? Experimente ouvir esse conteúdo, basta apertar o play!

Pensar sobre os diferentes tipos de vocação nos coloca no caminho de perceber qual a melhor atitude para se aproximar de Deus e ouvir seu chamado a uma missão 

Antes de tudo, para começarmos essa reflexão, você já parou para pensar o que é vocação? Vamos explicar brevemente sua origem. 

O que é vocação?

Vocação é uma palavra que vem do termo em latim vocare, que significa convocar, chamar, escolher. Vocação é, portanto, um chamado de Deus a uma determinada pessoa. Esse chamado é individual, possui características únicas para cada um. Por isso, há uma etapa fundamental na vida de cada ser humano, chamada de discernimento vocacional.  

Quando se alcança a dádiva de ouvir a Deus, dizemos sim à oportunidade de dedicar nossos próprios dons a um bem maior. Essa é, sobretudo, a verdadeira realização plena, que só se alcança seguindo a uma vocação. 

Os diferentes tipos de vocação a que somos chamados

São infinitos os caminhos para os quais Deus convoca a cada um. Logo, são diferentes tipos de vocação. Pode ser na área da saúde, da educação, na área religiosa. Ou seja, diversas possibilidades que, acima de tudo, nos permitam evoluir e dar continuidade às obras de Deus.

Esse chamado não acontece de maneira isolada, mas sim dentro de um processo de desenvolvimento. E nessa jornada, as atitudes do dia a dia são fundamentais. Quando começamos a olhar o mundo de outra forma, buscando sempre a evolução e o desenvolvimento da espiritualidade, naturalmente o processo de descoberta de vocação acontece. 

Como a vocação germina e gera frutos?

Independentemente do tipo de vocação a ser vivida, esse chamado surge no momento em que se diz sim a Deus. Da mesma forma, em nossas convicções Maristas acreditamos que seguir Jesus, do jeito de Maria, é o caminho para uma construção sólida da vocação.

Portanto, amadurecer esse processo através dos textos sagrados, das orações e reflexões torna o caminho promissor. E certamente é em um estágio maduro que a vocação se materializa e gera transformação de comunidades. 

Tipos de vocação: um caminho para todos! 

Diferente do que algumas pessoas possam pensar, a vocação é para todos. Nesse sentido, qualquer um de nós podem ser chamado a percorrer um caminho. 

Além de fortalecer a espiritualidade, como aconselhamos anteriormente, conhecer os tipos de vocação e refletir sobre o futuro da sua jornada é fundamental para o amadurecimento desse processo. Basicamente, as vocações religiosas podem ser divididas em três grupos: 

  1. Vocação matrimonial ou Laical: esse tipo de vocação pode ser vivida por leigos batizados que participam da comunidade cristã por meio da Igreja. Para esse grupo, diversos propósitos de vida podem ser encontrados, através do ministério familiar ou ações missionárias;
  2. Vocação sacerdotal: religiosos chamados a anunciar o evangelho e guiar a comunidade rumo ao caminho de Deus. Aqui estão os diáconos, presbíteros e bispos;
  3. Vocação religiosa: pessoas que se consagram a Deus por meio dos votos religiosos de pobreza, obediência e castidade e, geralmente, seguem e servem a Cristo por meio de uma Congregação Religiosa, um exemplo são os Irmãos Maristas. 

Contamos com mais detalhes neste texto

Vocação Marista: união de diferentes talentos! 

Marcelino Champagnat, ainda nos primórdios da fundação dos Irmãos Maristas, já havia percebido que para cumprir seu sonho de ajudar o mundo por meio da educação precisaria, antes de tudo, de muita gente. Pessoas com diferentes talentos, que atendem a diferentes chamados de Deus, capazes de dedicar suas vidas à Missão Marista. Seja para os Irmãos Marista ou para os leigos Maristas, a missão é uma só.

Hoje, por exemplo, 2,8 mil Irmãos trabalham em 80 países de todos os continentes do mundo. E para seguir com a missão iniciada por Marcelino Champagnat, um total de 72 mil leigos contribuem com essa obra. O resultado é o atendimento de 654 mil crianças e jovens pelo mundo. Uma grande união para atender à nossa vocação de despertar a vivência da espiritualidade Marial e Apostólica.

Para saber mais sobre nossa vocação, acesse. 

Por fim, lembramos que investir nesse caminho vale a pena. Todo aquele que vive verdadeiramente sua vocação se torna um farol de esperança para o mundo. Como diz o Irmão Ernesto Sanchez, Superior Geral do Instituto Marista, “não se tem uma vocação; a pessoa é vocação”. 

E você, já sentiu o despertar da sua vocação?