A família tem um papel fundamental no desenvolvimento da espiritualidade, bem como no despertar da vocação das crianças e jovens. Quando resgatamos a história de pessoas que vivenciaram profundamente suas missões, por exemplo, percebemos em muitas delas a influência de pais com profunda fé em Deus e sólidos valores cristãos.  

A educação religiosa contribui, dessa forma, com valores e princípios que refletem em toda a vida do indivíduo, a começar por sua relação com o mundo. Isto é, as crianças passam a compreender que existe um plano maior na Terra e a se conectar de maneira diferente com todas as formas de vida.

Assim, esses ensinamentos geram frutos positivos na vida adulta, como o encontro de uma vocação, o exercício da solidariedade e o cuidado com o próximo.

 

Eduque o jovem no caminho a seguir, e até à velhice ele não se desviará.”, Proverbios 22, 6

 

Então, vamos ver como envolver as crianças em aprendizados diários dos valores cristãos? Separamos algumas reflexões e dicas em seguida. 

 

Quais são os valores de Deus?

Os valores critãos são aqueles que Jesus nos deixou e podemos encontrar ao longo da bíblia, como: 

  • Amor;
  • Fé;
  • Amabilidade;
  • Respeito;
  • Honestidade;
  • Alegria, 
  • Humildade;
  • Gratidão;
  • Lealdade;
  • Compaixão;
  • Paciência. 

 

1) Mostrar pelo exemplo

O exemplo é uma das maneiras mais valiosas e eficazes de educar as crianças e adolescentes. Desde pequenas, elas veem, observam e reproduzem. Portanto, além de ensinar pelas palavras, é muito importante que os pais e adultos estejam atentos aos comportamentos que estão transmitindo. 

Por exemplo, para inspirar as crianças e adolescentes a criarem uma rotina de oração e conversa com Deus, é importante que desde cedo elas percebam essa vivência dentro do lar. Igualmente, o mesmo vale para todas as demais esferas e valores da vida: 

  • Como você se comunica com seu parceiro ou parceira? 
  • De que maneira você se refere ao próximo dentro e fora de casa? 
  • Quais atitudes solidárias você pratica no dia a dia?
  • Como você age quando comete erros? E com relação ao perdão?
  • Como você lida com suas fragilidades e medos? 

Todas essas questões são percebidas pela criança e impactam em sua forma de interpretar e agir no mundo. Para ilustrar, vamos pensar que diante de um erro, você assuma uma postura de negação. Qual recado você estará deixando para seu filho? Pode ser que inconscientemente ele entenda que não pode cometer, assumir, se responsabilizar e aprender com os próprios erros. 

Portanto, lembre-se sempre que cada momento é uma oportunidade para transmitir um valor positivo: em um bom dia carinhoso para um vizinho, em uma rotina espiritual constante e profunda, em ações solidárias e por aí vai. 

Esse exemplo contribuirá para o desenvolvimento de adultos com valores sólidos, que também vão formar suas famílias a partir dos mesmos princípios. 

 

2) Educação pelo amor

Da mesma forma em que as crianças e adolescentes aprendem pelo exemplo, não existe melhor caminho para educação senão o amor. É a partir da relação de cuidado, confiança e respeito que elas compreendem que esse também é o caminho a ser seguido com o próximo. 

Afinal, se desejamos desenvolver indivíduos com compaixão, precisamos ser o exemplo concreto disso dentro da relação com nossos filhos. Por isso, aja sempre com muita paciência e amor. Enquanto mentores, precisamos ser sinais de guia e direção, jamais de medo ou penalidade. Explique sempre com calma e clareza os motivos de cada orientação, ouça e crie uma relação de diálogo aberto. 

De uma relação que transborda compaixão e amor, os frutos serão só positivos. 

 

3) Ideias práticas para transmitir os valores cristãos

Os valores cristãos podem ser ensinados de maneira prática desde as fases iniciais de desenvolvimento da criança. Para isso, existe uma infinidade de possibilidades. Muitas delas mesclam religião com arte, cultura e até brincadeiras. Explorar todas as técnicas ajuda a criar uma rotina dinâmica e atrativa para a criança e adolescente. Vamos conferir? 

 

  • Histórias

    Elas prendem a atenção e permitem fazer reflexões a partir de situações da vida real. Ideal especialmente para crianças pequenas;

  • Oração

    Crie uma rotina diária de oração com seus pequenos. Pode ser antes das refeições, pela manhã ou antes de dormir, por exemplo. Depois, quando adolescentes, instigue-os a criarem suas próprias rotinas;

  • Leituras bíblicas

    Nos primeiros anos de vida da criança, você pode realizar as leituras e, com o passar do tempo, estimular que ela continue sozinha com esse hábito. Outra dica é fazer paralelos com a vida real. Por exemplo, você pode perguntar para a criança se ela lembra de alguma situação vivenciada na escola;

  • Versículos:

    Comece pelos mais fáceis como “Deus é amor”, “O senhor é meu pastor e nada me faltará” e “Para Deus nada é impossível”. Algumas pessoas também colocam essas frases em diversos ambientes da casa, como no quarto da criança, na geladeira, porta e por aí vai;
     

  • Desenhos

    A partir deles é possível contar histórias e até mesmo ilustrar determinados conceitos. Por exemplo, você pode pedir para a criança desenhar algo que represente “Lealdade”;

  • Teatro

    Outra ideia prática de abordar os valores cristãos é o teatro. Pegue uma tarde de sábado, separe uma passagem bíblia, vista as crianças, crie um cenário (mesmo que simples) e deixe a criatividade fluir. As crianças adoram! 

  • Participar de atividades sociais:

    Instigue seus filhos desde cedo a contribuírem com ações na comunidade. Algumas ideias são: plantar árvores, escrever cartas para idosos, fazer e distribuir doces para famílias carentes e entre diversas ações. É uma prática que pode começar quando ainda criança e se intensificar na adolescência;

  • Ver obras de arte, imagens e filmes:

    Aqui a dica é especialmente para os mais crescidos. Já pensou em reunir outras formas de arte para ensinar os valores cristãos? Separamos dois links que podem te ajudar:

 

Frases, músicas e obras de arte sobre amor ao próximo
Ficção, história real e animação: 7 filmes sobre projetos de vida