Quer escutar esse conteúdo? Confira o nosso audiopost:

 

Ler a bíblia poder representar a intenção de superar um momento de dificuldade, encontrar a esperança ou buscar por sabedoria. Para os fiéis, as histórias presentes nos textos bíblicos ainda são uma excelente fonte de reflexão sobre solidariedade. Confira a seguir 5 versículos que inspiram a solidariedade!

 

Buscar compreender o próximo a partir da bondade é uma forma de ser solidário. Na escuta ativa e troca é possível conhecer as dificuldades que muitas vezes não conseguimos enxergar em nossa rotina, porém que em certo ponto dizem respeito à sociedade em que vivemos. Observe o versículo a seguir:

 

“Pois nunca deixará de haver pobre na terra; pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra.” (Deuteronômio 15:11)

 

Assim, respeitando os nossos limites pessoais e financeiros, quando de alguma forma somos solicitados à solidariedade essa é uma forma de ajudar as pessoas. Além do apoio monetário e dentro do entendimento de que a doação genuína é parte da jornada espiritual, a retribuição está na própria ação e não em um ressarcimento. Pois, a solidariedade fala sobre o uma ação do coração.

 

“Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.” (Mateus 5:42)

 

As palavras proferidas por Jesus inspiram a solidariedade. Como mestre inspirador, o Salvador foi um exemplo claro do servir solidário. Assim, a partir de sua atitude é possível buscar o acolhimento do próximo, independente de quem seja. Veja a seguir dois versículos selecionados como exemplo:

 

“Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas.” (Mateus 9:36)

 

“E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira.” (Lucas 3:11)

 

No quinto e último entre os versículos que inspiram a solidariedade, fechando a seleção presente neste texto, o foco é o acolhimento aos mais vulneráveis. Alinhando, uma reflexão muito presente nas escrituras bíblicas e atual para os tempos em que vivemos.

 

“O que oprime o pobre insulta àquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado o honra.” (Provérbios 14:31)

 

Saiba mais

Versículos sobre amizade: 6 virtudes de um bom amigo

Reflexões bíblicas: 12 versículos de fé e esperança