Dê o play e escute esse blogpost:

 

A amizade é um dom de Deus para nós. Assim já dizia a palavra de Eclesiastes em 6,14  “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.”. Quantas vezes pessoas cruzam nosso caminho e não entendemos tão bem, não é? Mas, lá no fundo, o verdadeiro motivo está sempre presente: é Cristo agindo em nossas vidas. Os amigos são presentes de Deus e uma manifestação de seu amor por nós. Em seguida, separamos versículos sobre amizade para cultivar amores puros e verdadeiros. 

Saiba tudo da Campanha da Fraternidade 2022 aqui. Baixe um e-book gratuito e use materiais da campanha em suas redes sociais.

Gestos de Jesus que revelam a beleza da amizade

Jesus, além de nosso melhor amigo, é também o maior exemplo de amizade que podemos ter. Antes de revelar seu poder divino, ele nos mostrou seu lado humano. Com Cristo, aprendemos a amar sem esperar nada em troca, a servir, acolher, unir e criar vínculos. 

Virtudes que podemos observar e nos espelhar, por exemplo, em sua relação com os os 12 discípulos. Jesus não os via como servos. Pelo contrário, escolheu cada um para lhe acompanhar até o fim. 

 

Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês.

João, 15, 15

 

Por meio de passagens como essa, percebemos como Cristo era comprometido com as pessoas que amava. Então, que tal tê-lo como referencial também para nossas amizades? Separamos abaixo algumas virtudes que Jesus nos deixou em versículos sobre amizade. 

 

O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei.

João 15, 12

 

Veja também: como se espelhar em Jesus para trilhar o caminho da santidade

 

Versículos sobre amizade 

  • Amigo que não abandona

O primeiro valor de uma amizade é a sinceridade. Uma relação verdadeira se constrói a partir de quem somos e não do que temos. Um bom amigo é aquele que mesmo na miséria não nos abandona. Aquele que em momentos de dor e dificuldade, se aproxima, conforta e acalma. Sobretudo, é a pessoa que prova que não há condições para amar.

Igualmente, a verdadeira amizade também nos ensina sobre o valor da lealdade. Amigo é aquele que compreende e respeita as nossas fraquezas. Ele nos defende, está sempre presente e não nos abandona. 

 

O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade. 

Provérbios 17, 17

“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos”

Jo 15,13

 

  • Faz crescer

Os versículos sobre amizade nos ensinam também a caminhar juntos. As pessoas que estão próximas de nós são as que mais influenciam o nosso jeito de ser e os nossos hábitos. 

Então, um bom amigo é aquele que instiga o nosso crescimento. Em primeiro lugar, é uma pessoa honesta. Ela não vai concordar com tudo que fazemos, mas sim dar bons conselhos 

sobre o melhor caminho a ser seguido. 

Depois, um bom amigo vai nos motivar a sermos melhores a cada dia, seja através de palavras e gestos ou por meio de seu próprio exemplo. Afinal, tem motivação melhor que estar cercado de pessoas que nos inspiram? 

 

 

Como o ferro com o ferro se afia, assim,o homem, ao seu amigo. 

Provérbios, 27,17

 

Perfume e incenso trazem alegria ao coração; do conselho sincero do homem

nasce uma bela amizade.

Provérbios, 27,9

 

Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau. 

Provérbios, 13,20

 

  • Escuta, intercede e ora

 

Uma atitude de cuidado é a escuta ativa. Para que possamos acolher nossos amigos e compartilhar de suas dores, precisamos, antes de tudo, escutá-los. Às vezes o silêncio e um ouvido amigo já são remédio para a alma. 

Igualmente, outras duas atitudes de amor é interceder e orar por nossos amigos. É um tempo de dedicação e compaixão pelo próximo, no qual desejamos e pedimos que Deus lhe apresente o melhor caminho. 

Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes.” Jó 42, 10

 

Veja também: Ritual de oração para se conectar com Deus

 

Gratidão

Por fim, não poderíamos encerrar sem falar em gratidão e autorreflexão. Deixamos o convite para você refletir sobre o papel que está desempenhando na vida das pessoas ao seu redor e também dos amigos que você tem mantido por perto. 

Que possamos cultivar amores puros e leves com nossos amigos. 

Agradeça por quem demonstra amor genuíno por você e lembre-se sempre: Deus será sempre o seu amigo e estará sempre ao seu lado. 

Você também pode gostar: 12 versículos de fé e esperança