O mundo é repleto de lugares incríveis e inusitados para viajar e ampliar a nossa compreensão de mundo e realidade. Conhecer através de viagens, lugares com representatividade Marista na França traz a vivência de aspectos centrais da realidade institucional e faz com que estejamos ainda mais conectados com a nossa essência e nos inspira na disseminação de valores humanos, cristãos e Maristas.

O Instituto Marista, fundado em La Valla, na França, em 1817, por Marcelino Champagnat, está presente em 79 países.

Por isso, com a ajuda de Irmãos e colaboradores, separamos alguns locais na França para iniciar nossas viagens pelo mundo Marista.

França no Mundo Marista

O Ir. Joaquim Sperandio, afirma que L’Hermitage, do ponto de vista marista, é o melhor lugar do mundo para visitar. Tem mística, beleza natural, bom serviço, tranquilidade, excelentes explicações e reflexões. “Espaço ideal para refletir, rezar e embeber-se da mística marista. Depois de passar um tempo por ali, compreende-se melhor São Marcelino e sua missão” completa.L'Hermitage, berço Marista na França

Conta também que, em L´Hermitage há uma casa para receber os peregrinos, construída por Marcelino. Ali reside uma comunidade internacional de Irmãos encarregados do serviço aos peregrinos da “Rute Champagnat”. O Ir. Sperandio recomenda um mínimo de 4 dias para essa imersão.

 

Outros lugares na França, com relação ao Mundo Marista são recomendados por Angelo Ricordi, especialista de Identidade, Missão e Vocação (IMV) da PMBCS.

De acordo com Angelo Ricordi, nos lugares fundacionais, na França, é possível deparar-se com locais onde nasceu, viveu e se desenvolveu a vida do fundador São Marcelino Champagnat e os primeiro Irmãos. “Nos conectamos com a simplicidade das origens: a pequena casa de La Valla com a simbologia da mesa que é tão cara a todos nós Maristas”, complementa.

  • La Valla – Primeira paróquia em que trabalhou o padre Champagnat e local da casa em que fundou o Instituto Marista.
  • Lyon – Está o famoso Santuário Fourviére, no qual os primeiros maristas firmaram a promessa da fundação da Sociedade de Maria.
  • ParisSacré-Coeur: Basílica dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Está situada no topo da colina de Montmartre. Foi desse lugar que partiram os primeiros Irmãos que deram início à missão marista no Sul do Brasil.
  • ParisSeminário das Missões Estrangeiras: dos pontos conhecidos pelo padre Champagnat, o Seminário das Missões Estrangeiras, situado na Rue du Bac, n.128, lugar onde ficou hospedado por ocasião de suas visitas em busca do reconhecimento legal do Instituto Marista. Deste lugar, temos importantes cartas enviadas pelo fundador ao Ir. Francisco e a outros personagens importantes da história Marista.
  • Saint-Genis Laval: casa construída pelo Ir. Luís Maria e inaugurada no ano de 1858. Marca a passagem e o desenvolvimento da congregação para a sua maturidade. Destaca-se pela sua arquitetura e grandiosidade, sobretudo a capela principal da casa.
  • Le Puy – Catedral de Nossa Senhora do Puy é patrimônio da humanidade. Foi nesse lugar que, em 1812, o jovem Jean-Claude Courveille teve a inspiração de que Maria lhe pedia uma fundação em seu nome – A Sociedade de Maria. Em 1815, ele compartilhou desse projeto com outros jovens do seminário de Lyon, entre eles, nosso fundador São Marcelino Champagnat.
  • Maisonnettes – vilarejo onde se encontra a casa em que nasceu e viveu Gabriel Rivat (Ir. Francisco). Na sala principal dessa casa existe um nicho que durante mais de 17 anos guardou a urna com os restos mortais do padre Champagnat. Isso aconteceu como uma medida preventiva contra os abusos cometidos pelo governo francês, quando, em 1903, expulsou todos os religiosos da França e confiscou todas as casas e escolas maristas.

Por fim, o especialista da IMV sugere que a primavera (no calendário do hemisfério norte) é a melhor época para visitar os lugares fundacionais Maristas. “Nesse período, é possível ver a exuberância da natureza, das flores e da paisagem rural francesa” afirma.

A saber, é possível visitar esses e outros lugares fundacionais Maristas através da Tour Virtual do Memorial Marista.