Está sem tempo para ler agora? Experimente ouvir esse conteúdo, basta apertar o play!

Derivado do verbo no latim “vocare”, que significa “chamar”, a palavra vocação diz respeito ao ato de escolher e de se dispor para uma missão. 

No Batismo, nós, seres humanos, somos chamados a servir e ser Igreja no compromisso evangelizador e missionário de Jesus Cristo. Por meio desse sacramento, acolhemos a vocação de ser cristão.

Do primeiro “sim” a Deus e, ao longo de toda a infância, com o exemplo de nossos pais, damos os passos iniciais na vida em Cristo. Aprendemos a rezar as principais orações, conhecemos a história de Jesus, Maria, o Evangelho e, na Primeira Eucaristia, aprofundamos esse conhecimento.

Eis que, a partir da adolescência e, durante os primeiros anos da vida adulta, questionamentos sobre quem somos e sobre qual é a nossa missão no mundo começam a pairar sobre a nossa cabeça.Você já encontrou as respostas para essas perguntas? Continue a leitura a seguir e aprofunde-se sobre o que é, qual a importância e como viver o seu discernimento vocacional.

Um chamado de Deus

vocação: um chamado de Deus

A vocação é um dom recebido de Deus, escolhido de forma particular para cada um, cuja realização vai além da capacidade humana, mas concretizada graças à capacidade que Ele em nós efetiva.

Não diz respeito a um projeto, mas sobre uma profunda convicção de propósito. Não baseia-se em uma lista de tarefas a serem cumpridas, mas em um relacionamento ímpar, pessoal e intransferível com o Senhor.

Contudo, cabe única e exclusivamente a cada um de nós, de maneira livre, acolher este chamado e entregar-se de corpo e espírito para viver os planos que Deus tem preparado antes mesmo do dia de nosso nascimento. 

Olhos abertos para ver, ouvidos para ouvir e coração para sentir

Vocação: Olhos abertos para ver, ouvidos para ouvir e coração para sentir

Disponibilidade para enxergar, escutar e sentir: esse é o primeiro passo do discernimento vocacional. Por inteiro, é preciso se colocar em modo de atenção, uma vez que Jesus fala de diversos modos.

A oração é uma ferramenta imprescindível nesse processo de sintonia entre os seus sentidos e o convite do Pai. É pela fé e, tão somente por ela, que a estrada escura pode tornar-se iluminada, a fim de que vejamos, com clareza, a rota de Deus. 

A verdade é que o Senhor sabe como tocar em nosso coração. Todavia, escutar não é o suficiente. É preciso responder Àquele que fala, assumindo e manifestando nossa adesão à vontade divina.

Leia também: Caminhos que podem ajudar na descoberta da vocação

Os tipos de vocação

tipos de vocação

Os caminhos para os quais Deus convoca seus filhos são incontáveis. Logo, são diferentes os tipos de vocação que nos permitem tornar viva a obra Dele. Mas, basicamente, elas são identificadas na divisão de três grupos:

  1. Vocação matrimonial ou laical: pode ser vivida por leigos batizados que participam da comunidade cristã por meio da Igreja. Seja através de um ministério familiar ou ações missionárias, diversos propósitos de vida podem ser assumidos nesta área vocacional;
  2. Vocação sacerdotal: diz respeito as pessoas que são chamados a anunciar o Evangelho e guiar a comunidade rumo ao caminho de Deus. Aqui estão os diáconos, presbíteros e bispos;
  3. Vocação religiosa: vivenciada por pessoas que se consagram a Deus por meio de votos religiosos, tais como pobreza, obediência e castidade. Geralmente, servem a Cristo dentro de uma congregação religiosa, como é o caso dos Irmãos Maristas.

Quem são os Irmãos Maristas

vocação: quem são os irmãos maristas

A vocação dos Irmãos Maristas nasceu do propósito de Marcelino Champagnat, fundador da Congregação dos Irmãozinhos de Maria, que dedicou sua vida a educar e evangelizar crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, ajudando-os a encontrar e construir seus projetos de vida.

Com a missão de tornar Jesus Cristo conhecido e amado por todos, ser um Irmão Marista é dizer “sim” a uma jornada de entrega, caridade, amor, simplicidade e serviço em prol da preservação dos direitos dessas crianças e jovens, inspirados pelo testemunho de Champagnat e do jeito de Maria. 

Pelo caminho da educação e da solidariedade, a missão iniciada há mais de 200 anos, segue firme, forte e cada vez mais viva, ultrapassando as fronteiras geográficas e fazendo a diferença no futuro de mais de 654 mil crianças ao redor do mundo.

Quer saber mais sobre a vocação Marista e o processo para se tornar um Irmão? Então baixe gratuitamente este e-book!

Pelo mesmo Espírito que ungiu Cristo e o enviou em missão (Lc 4,18), o bom Deus quer despertar em você o chamado vocacional. Coloque-se amorosamente em modo de quietude e escuta para discernir e, finalmente, viver a sua vocação na mais plena graça e alegria!

animação vocacional