Foi definida durante a 15º Assembleia Geral Ordinária da UMBRASIL a nova diretoria da organização. O Irmão Benê de Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, foi eleito presidente do Conselho Superior da UMBRASIL. Já a diretoria da União Marista do Brasil será composta pelo Ir. Renato Augusto da Silva, diretor-presidente; Ir. Cézar Cavanus, diretor-tesoureiro; e o Ir. Oldimar Fachi, como diretor-secretário. O Conselho Fiscal será composto pelo Ir. José Augusto Júnior, presidente; Ir. Lino Alfonso Jungbluth, diretor-secretário; e o Ir. Lauro Francisco Hochscheidt, como conselheiro.

Com a presença de 18 representantes, divididos entre as Províncias do Brasil Marista e sob o tema “Lançar sementes do coração para fecundar a missão”, a abertura da 15ª Assembleia Geral Ordinária da UMBRASIL contou com a acolhida do secretário- executivo, Natalino Guilherme de Souza, que convidou o grupo a assistir um vídeo com depoimentos de estudantes, colaboradores, leigos e leigas, que, com muita sensibilidade, contaram como “ser Marista” faz diferença em suas vidas.

Durante o evento houve apresentação do Pe. Paulo Renato Campos, assessor político da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que trouxe uma análise da conjuntura política atual. A Região América Sul também se fez presente no encontro, quando o Ir. Alberto Aparício, secretário-executivo da Região, apresentou os dados sobre a Região América Sul, bem como sua importância para o Instituto. Os projetos e ações de 2018 também foram destacados durante a reunião.

Projetos para 2019 – além de dar continuidade aos projetos já em andamento, a UMBRASIL definiu novas propostas para este ano: redesenho do Ensino Médio, atualização das diretrizes da Pastoral Juvenil Marista, Projeto de Voluntariado do Brasil Marista, Escola Vocacional da Região América Sul, Fórum de Comunicadores do Brasil Marista, Fórum de Gestores de Educação do Brasil Marista e Manual de Orientações para Gestão das Comunidades Maristas.

Mais informações no site da UMBRASIL.