No dia 20/06, celebra-se o Corpus Christi, uma data referente ao Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, comemorada pela religião católica. Para refletir sobre este momento, a partir de um olhar Marista, o Ir. Afonso Levis escreveu sobre a relação do Padre Champagnat com a Eucaristia.

Confira a mensagem abaixo:

“Mais do que considerar a origem da festa de Corpus Christi, instituída pelo papa Urbano IV, em 1264, dentro do movimento eucarístico do século XII, a partir das visões de Santa Juliana e do Milagre de Bolsena, vamos focar no amor de Marcelino Champagnat a Jesus, na Eucaristia.

Para Champagnat, o amor a Jesus Cristo foi o fundamento de seu ser e agir. Desde o tempo de seminário, manifestava este amor ficando diante do Santíssimo Sacramento, em oração e adoração. Cita-se em sua biografia que ‘tão viva era sua fé na presença real, que se diria estar vendo o Senhor face a face nesse inefável mistério’ (Vida, p. 304). Era diante do Senhor sacramentado que não só se recomendava ao Senhor, buscava soluções aos problemas e dificuldades, suplicava pelos Irmãos e todas as pessoas… Mas se punha de joelhos para agradecer e louvar por tudo o que vivia e realizava.

Estabeleceu para os seus irmãozinhos, o altar, a Eucaristia, como um dos ‘primeiros lugares’, e a visita ao Santíssimo Sacramento, ao menos duas vezes ao dia, e com os alunos, como meio de crescer no amor a Jesus e ao próximo, e recomendar-se à Boa Mãe. Esse amor a Jesus ele o denominava ‘a maior devoção’. ‘É para nós que o divino Salvador permanece dia e noite em nossos altares. É para que possamos recorrer a Ele em todas as nossas necessidades’ (Vida, p. 305).

A celebração anual, comunitária, festiva e solene do Corpus Christi pode ter eco diário pessoal, íntimo e profundo no coração de todos e em cada Marista, inspirados em Marcelino Champagnat e por sua intercessão. Eco vivido concreta e realmente na rotina existencial, em fraterna e solícita solidariedade”.