Uma vida dedicada aos jovens e à Missão Marista. Assim foi a trajetória do Irmão Henri Vergès, conhecido como um dos “19 Mártires da Argélia”. No país, permaneceu 25 anos realizando obras e dedicando-se à educação e à propagação da palavra fraterna e de tolerância de Cristo e de Maria. Em dezembro de 2018, Ir. Henri e os demais 18 mártires religiosos foram beatificados pelo Vaticano na Basílica de Santa Cruz, em Oran, na Argélia. Pela grande admiração que conquistou por sua dedicação e fé, o Irmão também inspira e dá o nome a uma nova obra educacional do Grupo Marista: a Escola Social Marista Ir. Henri.

A escola fica no bairro Gralha Azul, uma das regiões com maior vulnerabilidade social da cidade de Fazenda Rio Grande (Região Metropolitana de Curitiba-Paraná). Materializada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com a Prefeitura Municipal, que construiu o prédio, o estabelecimento será gerido pela Diretoria Executiva de Ação Social (DEAS) do Grupo Marista. Serão atendidas 550 crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, e em 2020, a meta é aumentar o atendimento para 900 crianças.

“Irmão Henri Vergès foi muito atuante na educação básica e fez muitos sacrifícios para permanecer em sua missão num país de maioria muçulmana. Nada o detinha de seguir sua missão de missionário e educador em um território instável e cheio de adversidades. A nova Escola Social nasce deste sonho de ser presença significativa e diferença num ambiente extremamente vulnerável, carente, empobrecido e adverso. É uma honra carregar o nome do Beato Ir. Henri, e desejamos profundamente beber do seu testemunho e carisma, eternizado na frase de sua autoria: ‘Mais verdadeira uma palavra que vivo do que uma palavra que digo”, conta a diretora executiva de Ação Social, Alessandra Hovorusko.

“Essa nova escola irá atender os desafios na área da educação que o município tem e desejamos que seja uma experiência com entusiasmo pedagógico e com o compromisso marista de promover um ensino de qualidade para os mais empobrecidos”, salientou o presidente do Grupo, Ir. Délcio Balestrin, durante a inauguração.

Inauguração da Escola Social Irmão Henri Vergès.