Doar sangue é um ato marista, um gesto de amor ao próximo capaz de transformar o mundo. Esse foi o principal aprendizado que a campanha Sangue Marista, promovida pela Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS)procurou multiplicar ao longo do mês de setembro.

Nesse período, a página oficial da campanha recebeu 228 visitas e o Hemepar registrou 21 doações com o código 1059, usado para identificar o Sangue Marista.

“Foi a primeira vez que eu doei. Sempre tive vontade, mas confesso que não tinha coragem. Resolvi acompanhar os colegas na ida ao Hemepar e foi muito gratificante. É um ato simples, porém de muito amor, mas infelizmente ainda pouquíssimas pessoas têm o hábito de doar. Adorei a campanha e agora sempre estarei lá”, conta Vanessa Wilczek, colaboradora da Área de Serviços da PMBCS.

É importante lembrar que muitas pessoas que se voluntariaram não puderam doar por causa de impedimentos temporários. Outras não informaram o código da campanha.

Marilise Caus, que faz parte da Divisão de Suporte ao Usuário do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), destaca a importância das campanhas que incentivam as doações. A instituição atende 384 hospitais no estado do Paraná e 42 unidades em Curitiba e região metropolitana. 

“Doar sangue é doar vidas, é um gesto humanitário e de solidariedade. Uma doação de sangue dura poucos minutos e uma bolsa de sangue pode atender até quatro pessoas. A doação representa a esperança para muitas pessoas em condições delicadas de saúde”,  afirma.

PMBCS na mídia

Para divulgar a campanha Sangue Marista, Ir. Benê de Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, concedeu uma entrevista para a Rede Alle de Rádios, que distribui conteúdo para diversas rádios do País. Além de contar como surgiu a iniciativa, ele falou sobre o significado deste ato de amor ao próximo. Clique aqui para ouvir a reportagem.

Uma equipe da TV Evangelizar acompanhou a doação realizada por um grupo da Província. Assista à reportagem com depoimentos do Ir. Carlos Wielganczuk e dos colaboradores Leila Carneiro, Rodrigo Alexandre de Melo e Flávia Lopes.

Um exemplo para levar adiante

De acordo com a Fundação Pró-Sangue, apenas 1,9% da população brasileira doa sangue regularmente. Nos meses de inverno e em épocas de feriados, o número de doações costuma cair cerca de 30%. Por isso, a Província Marista Brasil Centro-Sul agradece a todos que participaram desta ação e os convida a incorporarem essa prática em suas vidas, para além dos períodos de campanha.