A Província Marista Brasil Centro-Sul participou ativamente das eleições de representantes da sociedade civil para a nova gestão do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PR), referentes aos anos de 2020 e 2021. 

Entre os eleitos, estão duas colaboradoras maristas. A representação se dará por meio da titularidade de Jimena Djauara Grignani, colaboradora da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS, e Débora Reis, do Centro Marista de Defesa da Infância, como suplente.

Papel do CEDCA

“O Conselho é um órgão da estrutura de governança do Estado, constituído por igual número de representantes das Secretarias de políticas públicas que incidem sobre a população de 0 a 18 anos e de representantes da sociedade civil organizada. O Marista tem cadeira no Conselho desde 2006”, explica Jimena. 

Entre as responsabilidades do CEDCA-PR, estão: o recebimento e a fiscalização de denúncias relacionadas a violações de direitos, a elaboração de políticas públicas e a gestão do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA-PR).

Nessa próxima gestão, além da presença marista, a representação da capital e do litoral ficará a cargo da ONG Ação Social do Paraná, da Associação Acácias e do Hospital Pequeno Príncipe.

A eleição ocorreu no dia 13/09, de maneira eletrônica. E a posse está prevista para 24 ou 25/10 (data que será confirmada), no Palácio das Araucárias (R. Jacy Loureiro de Campos, s/nº, no Centro Cívico, em Curitiba).