Começamos 2020 com uma nova etapa da campanha Prioridades do Triênio, promovida pela PMBCS. Até o mês de junho, o tema trabalhado será “Cultura, animação vocacional e vida consagrada”. A iniciativa refere-se às diretrizes definidas no VI Capítulo Provincial, para os anos de 2018 a 2020.

Conheça as palavras do Superior Provincial, Ir. Benê Oliveira, sobre esse assunto tão relevante.

Cultura, animação vocacional e vida consagrada

Estamos felizes por lançar a presente Campanha que destaca e coloca em evidência uma das importantes prioridades do Triênio 2018-2020 da Província Marista do Brasil Centro-Sul (PMBCS): “Cultura, animação vocacional e vida consagrada.” A assembleia capitular em dezembro de 2017 pediu o nascimento de uma nova cultura vocacional nas Comunidades Religiosas e Frentes Apostólicas da PMBCS para revelar e comunicar a beleza, a missão e a atualidade da vocação dos Irmãos à Vida Consagrada e do Laicato Marista.

Para isso, criamos recentemente a Diretoria de Identidade, Missão e Vocação (DIMV) com os Núcleos de IMV em implantação. Também o nosso serviço de Animação Vocacional passa por um redimensionamento como resposta à prioridade provincial de ressignificação da “cultura, animação vocacional e vida consagrada” da PMBCS.

É sempre Deus que chama uma pessoa a uma vocação de especial consagração. Ele é o Divino Oleiro capaz de modelar nossos corações, nossa história pessoal de vida e de caminhada vocacional. Irmãos Maristas das Escolas, somos chamados por Deus e escolhidos de Maria e como resposta oferecemos nossa vida com toda a riqueza e fragilidade do ser.

As estatísticas, a mudança de época e a cultura na qual vivemos tem aumentado a preocupação com a quantidade e a qualidade das vocações na Igreja. O Papa Francisco relembra que em muitos momentos da história, Deus, que é infinita generosidade, supera as nossas expectativas, faz germinar os frutos do nosso trabalho mais além do que se pode esperar da eficiência e eficácia humanas. É com essa confiança que devemos abrir o nosso coração para a ação do Espírito e por meio de uma vida de união com Deus pela oração pedir que continue a nos enviar jovens generosos, apaixonados pelo projeto de Jesus e do Seu Evangelho.

Jesus é a videira verdadeira que nos elegeu e convocou a dar frutos no chão complexo das realidades em que vivemos. Mesmo em meio a contradições e situações complexas das novas formas de vinculações de hoje, Deus continua chamando jovens e adultos à vida consagrada marista. Não estamos mais diante de um mundo, de famílias e vínculos planos, fazemos parte de uma época de transição e de crise cultural, Deus segue amando a humanidade, chamando as pessoas e enviando-as em missão.

A vocação à vida consagrada marista é opção e caminhada de contramão no mundo. Ninguém se compromete com algo ou com alguém se antes não foi atraído e tocado no seu coração. Todos nós, Irmãos, Leigos e companheiros das frentes apostólicas da PMBCS, somos convidados a fomentar e a inspirar a fecundidade vocacional em nossa família religiosa. Cada um de nós pode narrar a sua história vocacional, a experiência de Jesus que vem ao nosso encontro, que se adianta a nós e nos cativa o coração.

Maristas de Champagnat, continuemos a acreditar no Senhor da Messe que deseja estabelecer uma profunda aliança de amor com os jovens e adultos de hoje. Juntos, continuemos a cultivar a inquietação vocacional que carregamos no coração. Apoiemos o surgimento de uma nova cultura de animação vocacional e vida consagrada marista, plena de descobertas, aprendizados e de esperança para a construção do projeto de vida e caminho de felicidade das vocações à vida consagrada & laical maristas – mistério, graça e dom da fraternidade que recebemos de Deus.

Vale a pena ser Irmão e Marista de Champagnat, seguir o Cristo, do jeito de Maria e de Marcelino que realizaram em suas vidas o que Deus havia sonhado para eles. Nós somos a vocação que abraçamos e vocação acertada, vida feliz!

Vídeo Prioridades do Triênio

Veja o vídeo de divulgação e se aprofunde no tema que será trabalhado ao longo dos próximos meses.