Durante uma semana, diversos sotaques fizeram parte das conversas na casa de reunião das Irmãs Salesianas em Peñalver, na cidade de Havana, capital de Cuba. O motivo foi o curso de inculturação organizado pela Conferência Cubana de Religiosos (CONCUR), que promoveu um contexto diversificado e intercongregacional, e do qual participou o Ir. Jorge Gaio, da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS).

Além dos painelistas e da diretoria do CONCUR, estavam presentes 31 participantes, de 21 nacionalidades (incluindo os cinco continentes) e 22 diferentes carismas que colaboram com a missão da Igreja no país.

A atividade foi realizada com o objetivo de fortalecer o processo de inculturação gradual no país e na Igreja, além de oferecer meios para uma releitura da experiência vivida nos últimos meses e anos.

Diálogo, aprendizado e colaboração

“Tivemos a oportunidade de refletir e discutir a história de Cuba com as nuances econômicas, políticas, culturais, religiosas, eclesiais e testemunhais, ecoando e lembrando os documentos e datas relevantes, bem como as ameaças e oportunidades que a vida consagrada e a vida eclesial podem trazer para a ação evangelizadora”, conta Ir. Jorge, que está em missão na Comunidade Montagne, na cidade cubana de Holguín.

Entre os aprendizados partilhados pela comunidade, estão as necessidades de romper com o medo que paralisa; ser uma presença encarnada que ouve e acompanha; incentivar a esperança entre os jovens; ser um testemunho de comunhão e fraternidade; trabalhar com pouco e com os pequenos; estabelecer diálogo com os diferentes; aproveitar as rachaduras abertas da realidade; intensificar a colaboração intercongregacional; criar novos ares nos espaços eclesiais e sociais.

Sobre a experiência destes dias e o aprendizado proveniente da convivência com outra cultura, Ir. Jorge escreveu: “Deus está diante de nós, Ele se antecipa. Ele sempre nos surpreende. Desde a criação, Ele está conosco em todos os povos e nos convida a entender a presença de Deus que se manifesta diferentemente da minha”.

Em seu relato, Ir. Jorge também lembrou do programa Lavalla200, que permite que os membros das comunidades realizem treinamentos interculturais para compreensão de diferentes visões de mundo. É o que estão fazendo os integrantes da comunidade Montagne, experimentando um momento histórico e sagrado, traçando um profundo processo de discernimento.