Time campeão da Copa Champagnat - Categoria Mista

De acordo com o documento intitulado “Dar o melhor de si” – publicado pelo Dicastério para os Leigos, Família e Vida do Vaticano –, o esporte pode ser um instrumento de encontro, formação, missão e santificação.

Na carta, o Papa Francisco destacou que “o esforço para se superar em uma disciplina atlética também serve como um estímulo para sempre melhorar como pessoa em todos os aspectos da vida. Essa busca nos coloca no caminho que, com a graça de Deus, pode nos levar àquela plenitude de vida que chamamos de santidade”.

Com esse foco, a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), com o apoio do Grupo Marista e da FTD Educação, promoveu a Copa Champagnat, que teve como valores: amizade, integração, sociabilidade e a espiritualidade por meio do esporte.

A grande final foi realizada no dia 15/08, Dia do Marista, e reuniu colaboradores do Grupo Marista, da Província, da FTD Educação, Irmãos e integrantes dos movimentos laicais. 

Foram sete semanas de bola rolando e a disputa chegou ao fim em grande estilo. Time campeão da Copa Champagnat - Categoria MasculinaA grande final teve início com o benção do Irmão Carlos Wielganczuk. Ele ressaltou que a Copa atingiu seu objetivo ao promover a parceria e a amizade entre todos os participantes, dentro e fora de campo.

Com as arquibancadas lotadas, a primeira decisão foi na categoria masculina, na qual o Dinamaquina venceu o time do TECPUC, por 8×4. Em seguida, na categoria mista, TPM ganhou do Vírus da Saúde, por 5×3. 

Além da entrega de troféus para o campeão de cada categoria e de medalhas para primeiros, segundos e terceiros lugares, também foram premiados os participantes que se destacaram como goleador, goleiro menos vazado, pela disciplina e pela criatividade no nome do time. 

Troféu da Copa ChampagnatIndicadores

Somando os indicadores de toda a Copa Champagnat, foram 20 times inscritos, 42 jogos realizados, 460 gols marcados, 49 cartões amarelos aplicados e 4 cartões vermelhos.

Os valores de amizade, integração, sociabilidade e espírito esportivo estiveram presentes ao longo de todo o torneio, envolvendo jogadores e a torcida. Dessa forma, todos também puderam vivenciar o que o Papa Francisco acredita ser um dos pontos fortes do esporte, como instrumento de encontro, formação, missão e santificação. 

Com a colaboração da equipe do LabCom (PUCPR), o evento das finais também teve narração e transmissão ao vivo, pelo Workplace (meio de comunicação interna da Província). Confira as fotos da Copa no site: marista.org.br/copachampagnat

Assista à reportagem da TV Evangelizar sobre o torneio: