No último dia 2 de fevereiro toda a Igreja celebrou a festa de apresentação de Jesus a Deus. O marco aconteceu 40 dias após o nascimento do menino e ao final do período de purificação de Maria, estabelecido pela Lei Mosaica para as mulheres que deram à luz. No templo, durante o ritual, ao lado de José, Maria ofereceu ao Senhor dois pombinhos (Lucas, 2,22-35).

Em 1997, o Papa São João Paulo II escolheu essa data para celebrar o Dia Mundial da Vida Consagrada. Um momento para a Igreja inteira valorizar o testemunho das pessoas que escolheram seguir a Cristo mais de perto, mediante a prática dos conselhos evangélicos. Ao mesmo tempo, essa é uma ocasião para renovar os propósitos e reavivar os sentimentos, que devem inspirar a doação ao Senhor.

A vida que se renova nas vocações

Em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, Irmãos, Formadores e amigos receberam os três novos Aspirantes, um Pré-postulante e três Postulantes da nossa Província com um almoço. A confraternização feita no dia 2 marca, além da importância data do Calendário Religioso, o início do Ano Formativo e Acadêmico de 2020 para esses jovens, que estarão em Jaraguá do Sul e Joinville, também Santa Catarina.

Aspirantes Jeferson, Ruan e Guilherme; Pré-postulante Kleiton (ao centro); e Postulantes Augusto, Yuri e Bruno (da esquerda para direita)

Noviciado Região América Sul

Em Cochabamba, na Bolívia, a cerimônia de Entrada no Noviciado Champagnat foi em conjunto com as cinco Províncias da Região América Sul: Brasil Centro-Sul, Brasil Centro-Norte, Brasil Sul-Amazônia, Cruz del Sur (Argentina, Paraguai, Uruguai) e Santa María de Los Andes (Chile, Bolívia e Peru).

Cerimônia de Entrada no Noviciado Champagnat, com Irmãos de cinco Províncias Maristas.

Grupo da PMBCS, da esquerda para direita: Irmãos Otalívio (formador), Bruno (II Ano), Carlos (II Ano), Benê (Provincial) e Nathan (II Ano).

 

A trajetória vocacional é baseada nas Constituições Maristas. Na Constituição número 96, acompanhamos que “Aos jovens que nos procuram, propomos que aprofundem sua experiência de vida humana e cristã. Ajudamo-los a se conhecerem, aceitarem, superarem e se converterem ao Evangelho”. Essa é uma caminhada marcada pelo testemunho de Irmãos consagrados por uma vida simples e alegre, um convite para seguir Jesus Cristo como apóstolos (Constituições Maristas 94).

 

Agradecemos a presença e o testemunho de todos os Irmãos Maristas e rezamos por novas vocações religiosas!