Comunicadores de todas Províncias Maristas do Brasil e representantes da Região América Sul estiveram reunidos pelo mesmo propósito: aperfeiçoar a forma de comunicar a missão Marista. Entre períodos de partilha, formação e troca de experiências, aproximadamente 100 profissionais estiveram no Centro Marista Champagnat, em Curitiba (PR), nos dias 29 e 30 de agosto, para o Encontro Nacional Marista de Comunicação e Marketing, realizado pela União Marista do Brasil (UMBRASIL).

Chirliana Rodrigues, do Marista Centro-Norte, acredita que o encontro representa um marco na história da comunicação e do marketing do Brasil Marista. “O evento mostrou que é possível ser Marista e atuar como Marista mesmo diante de tantas realidades distintas. Sabemos que as diferenças regionais e culturais existem quando nos referimos à nossa dimensão geográfica em território nacional, e a forma de comunicar a missão Marista poder mudar conforme as especificidades locais; mas, ao final, o objetivo de todos é igual: tornar Jesus Cristo conhecido e amado entre as crianças, adolescentes e jovens, por meio da educação”, destaca.

Para ela, a troca de experiência entre as Províncias também deve ser ressaltada. “A realização de um encontro entre as Províncias do Brasil Marista, e aqui destaco a presença de representantes da Região América Sul, demonstrou que podemos fazer muito mais quando atuamos em conjunto e, unidos, avançarmos nas ações e projetos em um ciclo contínuo de aprendizado. A oportunidade de conhecer novos projetos, e poder aplicá-los em nossas Unidades de Missão, é enriquecedor”, afirma.

Segundo Chirliana, o avanço se dará por meio em parcerias que oportunizem a otimização de recursos, tanto humanos quanto financeiros, e no fortalecimento dos valores Maristas.

“A comunicação é diálogo, é relacionar-se, é estar junto. Eu acredito nessa comunicação próxima, que conecta pessoas. Sinto que o encontro construiu um elo entre os que estavam presentes em cada momento. O evento conseguiu conectar pessoas de locais distintos do país por meio da espiritualidade, da convivência e das atividades desenvolvidas em grupos”, comenta.

Trocas inspiradoras

Para Bruno Cassio Lopes Ferreira, integrante da Assessoria de Comunicação e Representação Institucional da Rede Marista, a experiência foi inspiradora. Confira o depoimento dele sobre o evento:

“É importante estabelecermos no meio das nossas rotinas um espaço para refletir, pensar e respirar. O evento, para mim, foi isso, um espaço de contemplação e troca. As atividades propostas pela Comissão de Comunicação e Marketing da Umbrasil nos trouxeram um espaço plural, acolhedor e informativo. Além do contato com diferentes realidades, sotaques e desafios em cada espaço de missão em que estamos presentes, tivemos a oportunidade de nos atualizarmos em questões mais globais. O compartilhamento dos processos de regionalização do Instituto Marista, trazidos pelo Ir. Natalino (secretário executivo da Umbrasil) e pelo Diego Wander (Coordenador da Assessoria de Comunicação e Representação Institucional da Rede Marista), é um dos exemplos que tivemos sobre a necessidade de estarmos cada vez mais conectados como um único grupo, integrantes da Região América Sul.

Para mim, o evento proporcionou vários tipos de aprendizados, sejam eles profissionais ou pessoais, e eu poderia dividir eles em três categorias: Respeito pela nossa história, Importância do cuidado e De olho no futuro. No início, fomos convidados a refletir sobre a história marista, desde as dificuldades enfrentadas por São Marcelino Champagnat para a constituição do Instituto Marista, até os desafios contemporâneos das nossas unidades administrativas. Após isso, compartilhamos um pouco do que imaginamos sobre a nossa atuação, bem como dialogamos sobre as práticas em cada área de atuação, sempre na perspectiva do cuidado com as nossas pessoas. E por último, fomos convidados a pensar a partir das tendências nas áreas de relacionamento com os públicos, inteligência de dados, gestão de crise e através de um olhar aprofundado sobre a geração Z. 

Ao longo dos dois dias fomos provocados a refletir sobre o que fazemos e quais as razões que nos motivam nas decisões de comunicação. Um desses momentos foi a fala da Suzel Figueiredo. No segundo dia, com um viés mais formativo e de intercâmbio de boas práticas, fechamos o evento com chave de ouro. A divisão dos comunicadores por áreas de atuação permitiu discussões e trocas mais aprofundadas sobre as nossas práticas.

Esses momentos de reflexão e pausa nas nossas rotinas são essenciais para que possamos analisar e observar o trabalho desenvolvido e, posteriormente, vislumbrar melhorias nos processos já estabelecidos. É bonito ver o conjunto do trabalho desenvolvido no Brasil Marista, bem como os inúmeros desafios que são superados diariamente em diversos espaços. Torço para que os laços surgidos ou fortalecidos nesses dois dias em Curitiba permaneçam e que possam contribuir para o nosso desenvolvimento regional.

Vale uma menção especial ao local do evento, que é espetacular. Além de guardar um acervo histórico fantástico para que possamos recordar as nossas origens, possui espaços para acolhida, formação e integração das nossas pessoas. Contribuindo assim para que a missão Marista possa ser realizada com mais propriedade pelas pessoas”.