Durante o final de semana de 26 a 28/07, 126 Leigos e Leigas reuniram-se para o Encontro Provincial do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM), realizado no Centro Marista Champagnat, em Curitiba (PR). O evento, que acontece anualmente, tem como objetivo a celebração e o encontro das 34 Fraternidades que fazem parte da Província, espalhadas por cinco estados.

Em 2019, “Em busca dos lugares da graça” foi o tema escolhido para formação e vivência dos participantes. E o lema, baseado em palavras do Padre Champagnat, foi “Desejo a vocês, três primeiros lugares: no presépio de Belém, ao pé da cruz e junto ao altar”.

“Foi uma experiência fantástica. A escolha do tema foi acertada, pois proporcionou uma imersão na espiritualidade Marista e a conexão com os dias atuais. A proposta foi apresentar aos participantes uma possibilidade da vivência da santidade por meio da busca por esses lugares, que foram onde Deus manifestou sua graça (presépio, altar e cruz). Esse processo culmina no testemunho do cotidiano, nas ações práticas que são evangelizadoras e servem como uma forma de viver a intimidade com Deus, através dessas lições deixadas pelo Padre Champagnat”, destaca Mariana Rogoski, colaboradora da Diretoria de Identidade e Missão que coordenou o evento.

Programação repleta de significado

A programação de sábado começou com uma formação ministrada por Denilson Rossi, professor da área de humanas e de vasta experiência pastoral, que propôs a reflexão sobre a busca por esses três lugares, como caminho para santidade.

Pela tarde, motivados pelo Ir. Ronaldo Luzzi, os participantes foram em caminhada até a Residência Provincial – onde, com argila, expressaram o desejo que tinham para suas fraternidades. Ao voltar, participaram de três oficinas: altar, cruz e presépio. 

“No altar, viveram um lindo tempo de adoração ao Santíssimo Sacramento, em que puderam sentir a manifestação de Deus no partir do pão, nossa partilha de vida. No momento da cruz, sentido da missão, os participantes foram convidados a construir suas cruzes e entrelaçar umas às outras, como missão conjunta. Na vivência do presépio, foram motivados a perceber sua postura diante deste local de modéstia e humildade. Esse estágio, destinado à percepção da espiritualidade, foi motivado com a escolha e pintura de uma peça de gesso do presépio, que melhor representasse a vivência no cotidiano de cada um, diante da missão de Cristo”, conta Mariana.

Na manhã de domingo, os participantes se reuniram em equipes, para partilha. E o encerramento aconteceu com a Santa Missa, com a participação do Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS. Ele reforçou a importância da temática ser vivida além do encontro, no dia a dia. 

Neste ano, o evento também teve uma feira solidária, na qual os fraternos puderam expor produtos manuais. 

Em sua maioria, o público participante era formado por casais ou famílias, com seus filhos. As crianças também puderam aproveitar o fim de semana e se divertiram muito nos espaços preparados para elas.