No mês de celebração do Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, o Memorial Marista, unidade da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), lança a exposição “Caminhos da Fé”, uma mostra inédita sobre peregrinação, que ficará aberta ao público de 11 de outubro a 29 de novembro.

Montada em parceria com a Escola Curitiba de Mosaico, a exposição reúne obras de mais de 40 mosaicistas paranaenses, que retratam temas religiosos por meio de sua arte. 

“Nosso objetivo é provocar essa discussão sobre o caminhar. A peregrinação é algo que acontece em todas as tradições religiosas e também é pano de fundo dos principais mitos da sociedade. É pelo caminho que conseguimos nos despojar dos nossos problemas, que nos permitimos olhar para o nosso interior e nos redescobrimos. A peregrinação é muito mais uma conexão que você faz consigo mesmo do que o ato de chegar a um determinado lugar”, explica o diretor do Memorial Marista e curador da exposição, Dyógenes Philippsen Araujo.

Mosaicos da Exposição Caminhos da Fé - Memorial Marista - CuritibaProjeto coletivo

O curador da exposição do Memorial Marista explica que as obras são um fragmento de um projeto nacional. Posteriormente, os mosaicos da mostra serão instalados no próprio Caminho da Fé, junto com obras de mosaicistas de outros estados, servindo como sinalização e apoio aos milhares de peregrinos que percorrem o trajeto. 

“Os mosaicos possuem diversas técnicas, alguns trabalham com vidro, outros com pastilha, outros com azulejo, outros com materiais de reuso, cada artista deu a sua personalidade ao trabalho”, destaca Araujo.

A ideia coletiva, batizada de “Arte no Caminho”, é do artista Nico Ferrera, que tem percorrido ateliês e associações para convidar voluntários a participarem. No Paraná, o projeto foi acolhido pela Escola Curitiba de Mosaico, que funcionou como espaço para desenvolvimento das obras. 

Projeções na Exposição Caminhos da Fé - Memorial Marista - CuritibaExperiência interativa

Além das obras de arte, os visitantes terão contato com conteúdos produzidos por meio de projeção (video mapping), maquetes, além de uma experiência interativa com o próprio cenário construído para acolher a mostra. 

Entre os destaques do espaço, está um mural onde as pessoas poderão colocar, por meio de fitas de promessas, preces, desejos ou testemunho para Nossa Senhora Aparecida. 

Inspiração

No Brasil, existem diversos caminhos de peregrinação. Entre os mais conhecidos, está o “Caminho da Fé”, que deu nome à exposição. O percurso de 715 km se inicia no município de Sertãozinho (SP) e conduz ao Santuário Nacional da Aparecida, em Aparecida (SP). Ao longo do trajeto, que leva em torno de 15 dias para ser concluído, diversas transformações ocorrem com o ato de caminhar. Anualmente, o Santuário Nacional Aparecida recebe em média 12 milhões de fiéis, vindos de diversos países. 

Exposição na mídia

https://www.youtube.com/watch?v=HRd1wza0ZI8&feature=youtu.be

Serviço:

Exposição “Caminhos da Fé – arte no caminho”
Data: de 11 de outubro a 29 de novembro de 2019 (de terça à sexta-feira).
Horário: das 9h às 17h – Entrada gratuita.
Local: Memorial Marista.
Endereço: Avenida Senador Salgado Filho, 1651 – Guabirotuba.
Mais informações: https://marista.org.br/

Sobre o Memorial Marista

O Memorial Marista foi construído para celebrar o Bicentenário de Fundação do Instituto Marista, celebrado em 2017. O complexo físico do Memorial conta com uma estrutura predial de 5500m², que comporta cinco salas multiuso, dois auditórios, uma capela, salvaguarda (reserva técnica), uma biblioteca, um salão de exposição de 770m², entre outros espaços acolhedores. Mais informações: www.memorialmarista.org.br.