Com o tema “Gestão a serviço da missão”, está começando a nova etapa da campanha Prioridades do Triênio, promovida pela Província Marista Brasil Centro-Sul. A iniciativa refere-se às diretrizes definidas no VI Capítulo Provincial, para os anos de 2018 a 2020.

Confira a carta de lançamento desta fase da campanha, escrita pelo Irmão Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS:

Gestão, espiritualidade e missão

“É imperativo, hoje, para os Institutos de Vida Consagrada, ressignificar o exercício de uma gestão qualificada e comprometida com a missão, com tradição e inovação, estreitamente alinhada com a identidade institucional, a espiritualidade, com o carisma.

Sabemos que toda instituição que não se ressignifica, que não se atualiza, que não se adapta, que não inova, perece. As megatendências do cenário atual exigem das instituições cristãs, católicas e Maristas abertura aos desafios e perseverança criativa na caminhada, em vista de maior vitalidade, viabilidade, sustentabilidade e perenidade do Evangelho, dos carismas.

Mas, não basta somente a força da tradição para sobreviver num mundo competitivo, numa Igreja em transformação da missão de Deus num mundo em turbulência. A Igreja, o Evangelho, a Vida Consagrada, o Instituto Marista, o Brasil Marista e a nossa Província Marista Brasil Centro-Sul estão chamados a um esforço de transformação, de renovação, de inovação das suas tradições para melhor realizar a missão, a se apropriarem criticamente dos tesouros e valores perenes do passado, das suas expressões do presente e da reinvenção do futuro, reinterpretando-os critica e criativamente para que façam sentido, atualmente, aos diversos contextos, problemas, desafios e destinatários da missão. Em nosso caso, das crianças e jovens. 

Isso tudo exige abraçar uma nova forma de ser em termos de identidade, espiritualidade e gestão, para repropor a boa nova de Jesus.

Que Deus abençoe nossos esforços e nos conceda confiança, rumo, direção e conexão com a dinâmica do mundo de hoje, para nos encarnarmos como o fez Jesus ou atuarmos “em saída”, como tem pedido o Papa Francisco, em igual sintonia com os apelos e orientações do XXII Capítulo Geral: ‘como família carismática global, ser farol de esperança num mundo turbulento’, com a clareza e urgência de se ‘caminhar com as crianças e jovens marginalizados pela vida’.”

Vídeo da campanha

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o enfoque que será trabalhado durante o segundo semestre de 2019, os principais tópicos que serão abordados e o significado da cor e do símbolo utilizados na divulgação desta fase da campanha: