O Grupo Marista celebrou, na tarde de quinta-feira (12), novidades na Educação Básica: o lançamento da marca Escola Champagnat, que une a qualidade da educação Marista a preço acessível, e Marista Escolas Sociais, a nova marca que representa a atuação das 20 Escolas Sociais do Grupo Marista que funcionam dentro de comunidades em situação vulnerabilidade social.

As novidades irão ampliar a missão Marista e ajudar a escrever uma nova trajetória de vida para crianças, adolescentes e jovens nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Escolas Sociais

A partir de agora, os Centros Sociais e Educacionais são Maristas Escolas Sociais. A novidade reforça a importância da educação emancipadora e integral, com foco no projeto de vida dos estudantes, para a transformação social dos territórios em que estão inseridos.

A nova marca representa a atuação das 20 Escolas Sociais do Grupo Marista que funcionam dentro de comunidades em situação de vulnerabilidade. Hoje, as Escolas Sociais atendem mais de 7,5 mil crianças e adolescentes e estão localizadas em 17 municípios de Santa Catarina, São Paulo e do Paraná. Os alunos atendidos têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o Ensino Médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que são realizados no período de contraturno escolar.

Educação acessível de qualidade

Outra inovação do Grupo foi o lançamento da nova marca Escola Champagnat, que une Educação Básica de qualidade a preço acessível.

Com nome em homenagem ao nosso fundador, a Escola Champagnat quer levar o legado de São Marcelino a um relevante número de pessoas no País, trazendo uma proposta completa, com inglês todos os dias, para um novo público da instituição, com mensalidades a partir de R$ 600.

A nova rede visa oferecer um ensino que prepare os estudantes para os desafios de um mundo globalizado, além de fortalecer a bandeira do Grupo Marista, disseminando valores de cidadania, solidariedade e colaboração na rotina dos alunos.

A primeira unidade será lançada em setembro em Presidente Prudente, interior de São Paulo. A escola terá Ensino Básico completo – Educação Infantil ao Ensino Médio – com práticas interdisciplinares e aprendizagem colaborativa. Há a previsão de abertura de novas unidades da Escola Champagnat ao longo dos próximos anos.

“Queremos disseminar o legado e tradição Marista, levando educação de qualidade e um jeito inovador, com metodologias e ações criativas de ensino, para um público que ainda não tinha acesso”, afirma Irmão Vanderlei, diretor executivo da Rede Marista de Colégios.

Educação de qualidade

A metodologia e proposta educacional terá foco no desenvolvimento da autonomia e identidade dos alunos. As aulas serão em um único período, com desenvolvimento teórico, prático e interdisciplinar para alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

A base fortalecida, em português e matemática, será complementada com técnicas para aprendizagem criativa e formação de cidadãos globais. Neste sentido, o diferencial está no método “inglês todos os dias”: uma imersão na língua inglesa, com prática diária e aplicação em situações cotidianas, tornando o aprendizado mais dinâmico, natural e com melhor aproveitamento.

“Tanto para as crianças quanto para os jovens e adolescentes, a Escola Champagnat oferece práticas modernas, incluindo técnicas educativas que estimulam o pensamento crítico e a criatividade”, analisa Viviane Flores, diretora educacional. A proposta de qualidade para todos os segmentos tem como princípio os valores Maristas, com reconhecimento pelo trabalho para uma educação emancipadora.

Para saber mais sobre a Escola Champagnat, acesse www.escolachampagnat.com.br

Fonte: Grupo Marista