Com o objetivo de falar sobre pontos de apoio para ações conjuntas, os integrantes do Comitê de Comunicação da Região América Sul reuniram-se na quarta-feira, 28/08, no Centro Marista Champagnat (CMC), em Curitiba.

Estavam presentes representantes das Províncias Sul-Amazônia, Centro-Sul, Centro-Norte, Santa Cruz de los Andes e Cruz del Sur,  acompanhados pelo Ir. Odilmar José Civa Fachi (PMBSA) e pela representante da Umbrasil, Lorena Costa.

Entre as prioridades a serem colocadas em prática, foi sinalizada a necessidade de fortalecer a divulgação interna sobre a Região em cada Província, como preparação para passos futuros. A possibilidade de unificação de algumas ações também foi considerada.

Internacionalidade da missão Marista

“A internacionalidade da missão Marista é uma premissa que caracteriza o nosso jeito de atuar e que se fortalece a cada ano. É com esse desejo que foi fundada a Região América Sul, que reúne as Unidades Administrativas/Províncias Maristas com presença nos seguintes países: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. O propósito é implementar projetos e iniciativas comuns que fortaleçam o Carisma Evangelizador Marista, presente no conjunto de obras que promovem a vida por meio de educação, saúde, trabalho social e atuação missionária em todo o continente”, explica Elinéia Denis Ávila, gestora de Comunicação e Marketing da PMBCS, e que faz parte do Comitê.

“Esse desenvolvimento sinérgico também visa a colaborar para o fortalecimento do legado de Champagnat de forma solidária e com corresponsabilidade, sempre com atenção aos sinais das realidades do mundo para ser presença transformadora em todos os espaços de atuação Marista”, destaca Elinéia.

Dados da Região América Sul

Em sintonia e comunhão, cerca de 523 Irmãos e mais de 35 mil Leigos e colaboradores atuam por meio de diálogos fraternos da cooperação, da soma de esforços e da partilha de pessoas e recursos. No total, a Região América Sul atende mais de 200 mil estudantes – incluindo Ensino Básico, Técnico e Superior. Nos últimos 03 anos, recebeu 35 voluntários e enviou outros 185 para serem missionários em diversos locais do mundo. A presença está distribuída em 105 unidades de Educação Básica privadas, 85 unidades sociais gratuitas, 07 Instituições de Educação Superior e 67 unidades de outras frentes complementares. Isso representa 38% da atuação Marista no mundo e envolve 50% das pessoas comprometidas com a missão.