A convite da Bridge 47, CIVICUS e apoiado pela Rede Marista de Solidariedade, o brasileiro Gabriel Genivaldo dos Santos, 17 anos, participou da Semana Internacional da Sociedade Civil – ICSW. O evento aconteceu do dia 6 a 11 de abril, na Sérvia.

A programação contemplou a Assembleia de Juventude da CIVICUS, na cidade de Novi Sad, e as demais atividades da Semana na capital Belgrado. Gabriel participou da mesa de discussão sobre dados, tecnologia e estruturas globais ao lado de Michel Forst, relator especial da ONU sobre o status dos defensores de direitos humanos.

O tema da ICSW 2019 foi “O poder da união”, e reuniu cerca de 700 lideranças da sociedade civil para construir pontes e fortalecer processos diante dos principais desafios globais. A participação do jovem marista pode ser assistida em português a partir do tempo 1:18 aqui. Em sua intervenção Gabriel indagou aos adultos representantes das organizações da sociedade civil sobre a linguagem usada na produção de dados sobre infâncias e juventudes, “Vocês estão aqui para construir pontes, percorrer ruas, subir escadas, mas para onde vocês estão olhando? Que linguagem estão usando”, referindo-se às distâncias entre a ação das organizações e as periferias.

Também fez um apelo para que as organizações trabalhem de forma mais solidária e com os jovens, garantindo seu direito à participação. “Não é de tecnologia que precisamos para nos conectar e impactar. Nossos corpos encontram muitas outras maneiras para se expressar e conquistar a atenção que na verdade deveria ser um direito […]. Nossos corpos e nossa arte gritam. Vocês conseguem ver?”, questionou.