Neste segundo semestre, a Província Marista Brasil Centro-Sul está dando continuidade à campanha Prioridades do Triênio, com o tema “Gestão a serviço da missão”. Dentro deste assunto, um dos princípios trabalhados é a importância da liderança servidora.

“Acho fundamental que as ações do nosso dia a dia sejam coerentes com nossos valores. Dessa maneira, não há como fazer uma boa gestão sem que ela seja servidora. Ao atuarmos com liderança servidora, estamos replicando, de certa forma, o que nosso fundador Marcelino fez e o que fazem até hoje os Irmãos Maristas. Gosto da seguinte frase: ‘Um líder que não serve, não serve!’”, afirma Renato Lara Pereira, líder da Diretoria de Auditoria, Riscos e Compliance (DARC) do Grupo Marista.

Teoria e prática

Ele conta que ter participado da primeira edição do Projeto Gaudete – promovido pela Diretoria de Identidade e Missão em fevereiro de 2019 – lhe ajudou a resgatar o princípio da liderança servidora e se aproximar ainda mais dos demais gestores da Província. “Adicionalmente, as reflexões feitas ao longo da jornada auxiliam em minha atuação não somente servidora, mas também mais reflexiva, com maior ponderação antes das tomadas de decisão”, observa.

“Tenho levado comigo no dia a dia a excelência nas relações (escutando, acolhendo e atento na forma de comunicação com os liderados, pares e líderes)”, destaca o gestor da DARC, que também acredita que tem desenvolvido o equilíbrio, para evitar as sensações de comando e controle.

Prioridades do Triênio

Esta nova etapa da campanha Prioridades do Triênio refere-se às diretrizes definidas no VI Capítulo Provincial, para os anos de 2018 a 2020. Saiba mais.