Comprometimento, disposição para servir, acolhimento das diferenças e a certeza de estar contribuindo e aprendendo com os outros: todos esses sentimentos, que estão relacionados aos valores Maristas, foram colocados em prática neste mês em que se concretizaram mais edições da Missão Solidária Marista (MSM), organizada por colaboradores da Província Marista Brasil Centro-Sul.

Destaque na mídia 

A Missão Solidária Marista foi destaque, nacionalmente, no programa Encontro com Fátima Bernardes, veiculado no dia 22/07. Além de mostrar como o projeto funciona, os estudantes dos Colégios e Unidades Sociais Maristas deram seus depoimentos e falaram sobre como o voluntariado transforma suas vidas.

Em estúdio, o ex-aluno e ex-pastoralista do Colégio Marista Criciúma, Alex da Rosa, também deu entrevista sobre suas participações em outras edições da Missão e contou como criou o Projeto Navegar. “A experiência transforma mais o indivíduo que o espaço que ele se propõe a trabalhar”, destacou. 

Clique aqui e assista ao programa. A reportagem sobre a MSM está no sexto vídeo. 

Itinerário de Educação para a Solidariedade

A iniciativa da Missão Solidária Marista é realizada em três etapas, que compõem o Itinerário de Educação para a Solidariedade

A primeira fase é formada pela Missão Solidária Marista Ir. Miguel Ángel, que envolve jovens de colégios, universidades e obras sociais do Grupo Marista, e pela Missão Universitária Ir. Henri Vergès, que é realizada somente por acadêmicos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. A segunda etapa é chamada de Missão Solidária Marista Ir. Lourenço, da qual participam jovens e adultos que passaram pela primeira fase e estão vinculados a um grupo de Leigos Maristas. A última etapa é a Missão Solidária Marista Champagnat, realizada por integrantes que já concluíram as etapas anteriores do Itinerário.

Laura Ferraz, colaboradora da Diretoria de Identidade e Missão da PMBCS, explica que as etapas são trabalhadas de maneira crescente, cada uma com um desafio específico. 

“Para a Ir. Miguel, a gente tem três pilares. Um deles é a promoção do direito ao brincar, então geralmente eles atuam com as crianças da comunidade, fazendo oficinas, gincanas, brincadeiras. Outro pilar é o conhecimento do território, então, sempre que possível, eles ficam nas casas das famílias e também fazem visitas na comunidade. O último pilar é o gesto concreto. Junto com a equipe da unidade que vai acolher, eles escolhem um espaço que a comunidade gostaria de revitalizar, construir, pintar ou restaurar e trabalham neste espaço. Para a Ir. Lourenço, tem mais uma proposta de estar, geralmente durante um fim de semana. A ideia é que eles fiquem na casa da família. Geralmente acontece em muitas comunidades rurais. A Champagnat é realizada num espaço não Marista e a ideia é que eles façam o que for necessário. Neste ano, os meninos estão fazendo no Pequeno Cotolengo, em Curitiba. E lá eles fazem tudo que precisa ser feito, desde trabalhar na cozinha, como ajudar com os trabalhos locais, eles se colocam inteiramente à disposição”, relata Laura.

Nestes moldes, a MSM ocorre desde 2005. Já foram realizadas 14 edições anuais, totalizando 48 experiências. Estima-se que mais de 2500 jovens já participaram, ao menos uma vez.  

Experiências que transformam

Neste ano de 2019, a MSM Ir. Miguel Ángel foi realizada em quatro localidades: Caçador (SC), Fazenda Rio Grande (PR), Guaraqueçaba (PR) e Santos (SP), envolvendo mais de 400 pessoas, entre missionários e equipe de trabalho, entre os dias 14 e 20/07.

De 30/06 a 06/07, aconteceu a Missão Universitária Ir. Henri Vergès, em Jesuítas (PR) e Paranaguá (PR). De 07/07 a 12/07, a MSM Ir. Lourenço foi realizada em uma escola pública, em São Bento do Sul (SC). E entre os dias 15 e 26/07, está acontecendo a Missão Solidária Marista Champagnat, em Curitiba, no Pequeno Cotolengo Paranaense.

“Aproveito a oportunidade para agradecer a cada um e cada uma que contribuiu direta ou indiretamente para que estas experiências acontecessem. Que Deus os abençoe e os guarde, em nome de todos os adolescentes e jovens”, diz Laura.