Cerca de 450 pessoas, divididas em cinco territórios, estiveram envolvidas com a Missão Solidária Marista, neste início de 2020. Entre os voluntários que deram vida à iniciativa, estavam: colaboradores da Província Marista Brasil Centro-Sul; jovens das unidades Maristas, colégios e escolas sociais; Irmãos brasileiros e estrangeiros. 

De 19 a 25 de janeiro, a atividade foi realizada em: Curitiba (PR), no bairro Fazendinha, Unidade Social Marista; Paiçandu (PR), no bairro do Centro Social Marista Anita Cordeiro; e São Paulo (SP), no Jardim Pantanal, Centro Social Marista Ir. Justino (Zona Leste). De 26 de janeiro a 1º de fevereiro, as cidades foram: São José (SC), no bairro da Escola Social Marista São José; e Ponta Grossa (PR), no bairro da Escola Marista Santa Mônica. 

Bruno Manoel Socher, colaborador da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS, explica que a Missão engloba três frentes principais de trabalho: atividades com as crianças, como brincadeiras e oficinas; visitas nas casas da comunidade; e um gesto concreto (como por exemplo uma reforma em algum espaço da comunidade ou imersão em uma cooperativa de separação de lixo). 

“Acredito que a MSM impacta no projeto de vida de quem participa, seja voluntário ou morador da comunidade. Queremos promover uma cultura de solidariedade, de pensar no outro. Pouco a pouco podemos transformar a sociedade”, afirma Bruno. 

Ao longo desses dias, todos os voluntários foram acolhidos na casa das pessoas das comunidades e puderam vivenciar experiências de empatia, comprometimento e aprendizado uns com os outros.

Mensagem do Superior Provincial

“A PMBCS vive um tempo bonito com a realização da Missão Solidária Marista em cinco lugares. A MSM é uma iniciativa da PMBCS com o objetivo de oferecer uma experiência de impacto para todos os jovens e adultos que dela participam. Por meio da imersão solidária e de fronteira, podem deixar-se evangelizar e serem ‘faróis de esperança no mundo turbulento’ das realidades vulneráveis e sofridas, sendo ‘o rosto e as mãos da terna misericórdia de Deus’, com a clareza e urgência de se colocarem ‘a caminho  com as crianças e jovens marginalizados pela vida’”, destaca Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial.

Relato de quem participou

Erica Ferreira e Guilherme Mendes Pimenta, educadores no Programa Vida Feliz de Dourados (MS), fizeram parte da Missão Solidária Marista em Ponta Grossa e escreveram relatos sobre cada dia desta experiência. Confira um trecho:

“Os momentos tinham como objetivo provocar os voluntários a buscar um olhar amoroso e cuidadoso para com o próximo e perceber o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões, sejam elas pessoais, comunitárias, ecológicas sociais e vocacionais. Além disso, também nesses dias, houve formações, por meio de partilha de experiências e pesquisas, que proporcionaram um certo conhecimento do local, do solo onde estávamos pisando. Palavras como: união, garra, luta, determinação, perseverança, bem-comum… foram os pontos-chave de todas essas conversas. (…) Com sorrisos estampados em seus rostos, os voluntários seguiram todos os dias com todo amor e cuidado nas atividades, o que mostra a todos nós, que o amor de Deus realmente se manifesta nas atitudes do ser humano. Junto a isso, foi perceptível a humildade, entrega, abertura e a acolhida dos moradores do bairro, que também foram ajudar os jovens a pegar no batente”.

Missão Solidária Marista na mídia

A Missão Solidária Marista também foi pauta de destaque em diversos veículos da grande mídia, o que contribuiu para que mais pessoas pudessem conhecer a iniciativa e o carisma Marista. Confira as principais reportagens veiculadas:

Para ver a lista completa de matérias sobre a MSM, clique aqui.

Fotos da Missão em Curitiba

Fotos da Missão em Paiçandu 

Fotos da Missão em São Paulo

Fotos da Missão em São José

Fotos da Missão em Ponta Grossa