No dia 2 de fevereiro, onze jovens, incluindo alguns pertencentes à Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), ingressaram no Noviciado Regional Champagnat de Cochabamba, na Bolívia. Entre os brasileiros estão Bruno Marcondes, Carlos Henrique Oliveira e Nathan Costa, além do Ir. Rafael Fernandes, que iniciou o II Ano do Noviciado.

Este é o primeiro passo para a formação de um Irmão Marista. Os postulantes irão passar por dois anos de formação, que inclui desenvolvimento humano, fraternidade, espiritualidade Marista e a disponibilidade global. Segundo Ir. Benê Oliveira, Provincial da PMBCS, o noviciado é tempo de maior conhecimento e cuidado de si, de crescimento no amor de Deus, de se deixar acompanhar humana-espiritual e vocacionalmente.

Junto com os demais Provinciais da Região América-Sul, Ir. Benê acompanhou a celebração em Cochabamba. “Cada um de nós revive o que foi esse período em nosso ardor juvenil de seguir o Cristo, do jeito de Maria e de São Marcelino. Ainda hoje guardo a convicção e memória de que foi um dos anos mais felizes da minha vida”, afirma.

Ele explica que, durante o noviciado, os jovens formandos fazem especial experiência de Deus no recolhimento, no silêncio, no ofício divino sereno e bonito, na experiência do sabor doce da presença do Senhor. Mas também a experiência da miséria, da dor, da provação, do sofrimento, das turbulências do mundo.

Ir. Benê ressalta que a formação não prepara para ser “sócio de uma empresa”, mas para a santidade. “Ser consagrado não significa subir os degraus do carreirismo da sociedade; não é um status social que faz olhar os outros de cima para baixo”, afirma o Papa Francisco.

A formação visa também despertar nos jovens noviços uma profunda consciência evangelizadora e missionária. Igualmente, uma formação intelectual profunda sempre ajuda a consolidar a vocação, desde que os estudos sejam integrados na caminhada formativa e se realizem dentro das exigências da vocação e missão. Segundo São Marcelino Champagnat, “fazer-se Irmão é se comprometer a tornar-se santo”.

O Noviciado Regional Champagnat de Cochabamba é um noviciado interprovincial da Província Santa Maria dos Andes e existe desde 2017. O local recebe noviços de sua própria Província e das Províncias de Cruz do Sul, Brasil Centro-Norte, Brasil Centro-Sul e Brasil Sul-Amazônia.