Quarenta peregrinos de diferentes cidades da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) participaram de um feriado de carnaval diferente: de 2 a 5 de março, eles percorreram cerca de 70 quilômetros entre as cidades de Antonina e Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná, durante o III Retiro Itinerante do Laicato Marista, com importantes momentos de oração e reflexão.

Em cada um dos quatro dias de retiro os participantes foram motivados a rezar uma temática diferente. No final da caminhada, eles ainda puderam conhecer o Centro Social Marista Ir. Panini, que fica em Guaraqueçaba, conforme explica Laura Ferraz, da área de Identidade e Missão da Província.

“No primeiro dia, falamos sobre a pessoa de Champagnat e o sentido de comunidade. Já no segundo, o tema foi o encontro com a Boa Mãe. Assim como Maria saiu para encontrar sua prima Isabel e estar com ela, os caminheiros também foram ao seu encontro. No último dia de caminhada, o encontro foi com Cristo, num gesto simbólico de ter os pés lavados, o abraço apertado daqueles que esperavam no final da jornada e a adoração simples e aconchegante”, conta.

União de propósitos e de fé

O grupo foi composto por pessoas de 20 a 60 anos que vieram de cidades do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Durante a caminhada em direção a Guaraqueçaba, a mais isolada do litoral paranaense, os participantes contaram com todo o apoio da equipe de organização PMBCS.

O caminho é percorrido por participantes do retiro desde 2015 e foi escolhido pela possibilidade de contato com a natureza. O objetivo foi reforçar o Carisma Marista em todas as suas dimensões (Espiritualidade, Vida Fraterna e Missão). “É um trajeto permeado pelo contato próximo com a natureza. Guaraqueçaba é um dos municípios mais antigos do Paraná, ao mesmo tempo em que é um dos mais pobres (em IDH). É terra de povo simples, humilde e acolhedor. É um local onde existe uma lógica de vida muito diferente da nossa, proporcionando um encontro com aprendizados únicos“, explica Ana Carolina, também integrante da área de Identidade e Missão da PMBCS.

O ato de caminhar, por sua vez, foi escolhido devido às oportunidades de enriquecimento pessoal e em grupo que pode proporcionar, conforme explica “O exercício de se pôr a caminho é evangélico, é transformador. É no caminho que fazemos descobertas internas de quem somos“, avalia.