Com cinco anos de caminhada, a Fraternidade Tesouros de Maria sentiu vontade de dar um passo a mais, o desejo de expandir e materializar o Carisma, este era um desejo latente. Flávia Lopes, que é uma das coordenadoras regionais do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) relata que “Não adianta nos reunirmos para refletir sobre diversos temas e ficarmos sem contribuir de uma forma concreta”.

No início deste ano, a Fraternidade Tesouros de Maria, Curitiba-PR, decidiu que estruturaria um planejamento para as ações e encontros de 2019. Considerando a diversidade e os sonhos dos fraternos para o Movimento, eles decidiram usar uma técnica chamada Brainstorming. A técnica possibilita que todos participem livremente dando ideias. A primeira orientação é que todas as ideias sejam acolhidas, sem questionamentos, nem julgamentos prévios. O segredo é deixar todos muito à vontade e deixar fluir uma tempestade de ideias.

Na área de desenvolvimento espiritual e formativa, a Província Marista Brasil Centro-Sul ofereceu às famílias orientações do estudo para oito encontros sobre o projeto Vida em Fraternidade. Dessa forma, os fraternos tiveram a oportunidade de desenvolver um plano de ação e assim o fizeram: este plano é chamado pela Fraternidade de “Gestos Concretos para 2019”.

“Com ajuda do fraterno Saulo, que atua na área de Administração, iniciamos o nosso trabalho. Ele nos orientou para que não tivéssemos limites nas nossas ideias”, conta Flávia. Para facilitar o processo de ideias, o uso de perguntas norteadoras é muito eficiente, para os Tesouros de Maria a pergunta foi: “O que você, hoje, gostaria de fazer para ajudar as pessoas?”. Eles utilizaram uma folha de papel A2 para anotar as ideias, mas você pode usar post its ou pequenos papéis com cola/adesivo, distribuir para cada pessoa um maço e começar a atividade. Em um segundo momento, os papéis vão para a parede e ficam visíveis a todos. As ideias podem ser uma grata surpresa e mais um estímulo para viver o Carisma na prática diária.

A Fraternidade então, decidiu olhar todas com muita atenção e carinho e votar em três atitudes viáveis. É importante neste momento escolher um calendário para colocá-las em prática e decidir qual delas seria a primeira. Nos próximos encontros eles trabalharão no como fazer e na distribuição de tarefas.

Flávia, que também é animadora da fraternidade, conta que achou “fantástica a participação de todos. Foi motivador e envolvente. Sinto que esse vai ser o foco de animação da nossa Fraternidade. Isso no ajudou a encontrar respostas para uma questão nos acompanha: o que estou fazendo como fraterno!”.

Caminhamos para o terceiro mês do ano de 2019, muitas mudanças boas devem acompanhar os fraternos do Movimento Champagnat da Família Marista, na Província Marista Brasil Centro-Sul ao longo deste ano. E este breve texto quer trazer inspiração, lembrando que sempre é tempo de impactar a vida do outro com nosso Carisma e nossas orações.

______________________________________________________________________________

O Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) reúne leigas, leigos e Irmãos em grupos chamados de Fraternidades, onde partilham a vida, alimentam a espiritualidade e desenvolvem atividades apostólicas. Elas constituem hoje o principal movimento laical marista, reunindo milhares de integrantes em todo o mundo.

As Fraternidades se reúnem para celebrar a vida de todas as formas, com as conquistas e desafios diários. Em sua prática, elas aprofundam e procuram cultivar as dimensões básicas do carisma marista: espiritualidade, formação, vida partilhada e missão.
Saiba mais em: www.facebook.com/mchfmcentrosul