Um clima de contentamento e confiança na continuidade da missão Marista tomou conta da Província Marista Brasil Centro-Sul. No início de dezembro Ir. Rafael Reinaldo Rodrigues Fernandes fez a profissão dos seus Primeiros Votos Religiosos. 

Aos 24 anos de idade – depois de sete anos de formação e da experiência de vivenciar o Noviciado em Cochabamba (Bolívia) –, Ir. Rafael assumiu, publicamente, o compromisso de levar adiante a obra iniciada por Marcelino Champagnat e dedicar sua vida às crianças, jovens e aqueles que mais precisam.

Durante a Missa de Ação de Graças que celebrou os Primeiros Votos Religiosos, Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, parabenizou o Ir. Rafael pelo ato de fé, de coragem, de esperança e pelo testemunho dado, especialmente aos jovens, ao abraçar a Profissão Religiosa no Instituto Marista. 

“Ir. Rafael, hoje você aqui está porque assumiu uma aliança com Deus e, no fundo, deve estar convencido de que a Vida Consagrada é um constante caminhar, uma história feita de buscas, desencontros, mas sobretudo de alegrias, encontros e de experiência do amor de Deus”, afirmou Ir. Benê.

A cerimônia foi realizada no dia 7 de dezembro de 2019, na Capela Mãe da Misericórdia, do Memorial Marista. Saiba mais.

“Sim” a Deus e à missão

Ao comentar sobre a importância deste momento, Ir. Rafael ressalta a escolha de atender ao chamado recebido. Confira o depoimento do mais novo Irmão da Província:

“Deus trabalha com as coisas pequenas. Realizou a salvação da humanidade em um jovem que trabalhou 30 anos como carpinteiro, que escolheu homens e mulheres frágeis para anunciar o Reino e, dessa, maneira sinto que Deus me chama. Jesus nos deu sua mãe como nossa e, agora, sinto que ela me interpela em levar seu nome, respondendo meu sim a Deus pelo Instituto Marista.

A celebração dos Primeiros Votos Religiosos é de grande importância para a vitalidade do Instituto: um novo membro para a família dos Pequenos Irmãos de Maria e a realização de desejos pessoais alimentados pela constante presença de Deus.

Eu me sinto muito feliz em completar mais essa etapa, em decidir dizer meu sim, a exemplo de tantos outros Irmãos que doaram suas vidas ao Instituto. Agradeço por ser acolhido pelos Irmãos de maneira tão afetuosa e fraterna. Assim, decidi dizer meu sim a Deus porque sei que é ele quem me pede”.

Saiba mais sobre a caminhada do Ir. Rafael 

Ir. Rafael Reinaldo Rodrigues Fernandes nasceu no dia 2 de agosto de 1995, em Caçador (SC). É filho de Pedro Rodrigues Fernandes e Lindamir Reinaldo, e irmão de Alessandra, Cristiano, Felipe e Camila.

Conheceu a Congregação Marista participando do grupo de liderança juvenil, no ano de 2007, pelo programa Vida Feliz. Passou a ser acompanhado vocacionalmente no ano de 2009, pelos Irmãos da comunidade de Joaçaba e pelos encontros Jovoma e Evomar. No dia 18 de fevereiro de 2012, ingressou no Centro de Formação Marista de Jaraguá do Sul (SC), cumprindo aí as etapas de Aspirantado, Pré-postulado e o primeiro ano de Postulado. 

Em 2014, no Pré-postulado, iniciou o curso de Teologia no Centro Universitário Católica de Santa Catarina. Em 2017, fez parte da primeira turma de postulantes do Postulado de Joinville (SC). Ao final desse mesmo ano, finalizou a etapa do postulado e formou-se em Teologia. 

No dia  2 de fevereiro de 2018, passou a integrar oficialmente a comunidade do Noviciado Marista Regional de Cochabamba. Após dois anos de experiências nas comunidades de Cochabamba (Bolívia) e de La Serena (Chile), decidiu professar os Primeiros Votos Religiosos, sendo aceito pelo Provincial, Ir. Benê de Oliveira, à profissão temporária por um ano.