Representantes de diversas Províncias se reuniram na Casa Marista de Encarnación de Díaz, em Jalisco, no México, para o Encontro de Animadores Comunitários das Américas, uma formação promovida pelo Instituto Marista.

O programa é uma iniciativa do Secretariado Irmãos Hoje, e é realizado pela comunidade de formação permanente de Manziana, em colaboração com as regiões, e foi realizado entre os dias 09 e 31 de janeiro. O Ir. Joaquim Sperandio, da PMBCS e da equipe de Formação Permanente do Instituto, foi um dos responsáveis pela condução da programação. 

Encontro de Animadores Comunitários no MéxicoOs participantes das regiões América Sul e Arco Norte (Províncias da América Central, Brasil Centro-Sul, Canadá, Cruz del Sur, EEUU, México e Norandina), tiveram a companhia do Ir. Ernesto Sánchez, Superior Geral, que acompanhou os Animadores de 19 a 21 de janeiro. Enquanto o Irmão João Carlos do Prado, Conselheiro Geral, esteve presente de 22 a 28 de janeiro.

Representaram a PMBCS,  Ir. Cezar Cavanus e João Fedel, colaborador da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação.

“O Instituto Marista vem investindo na qualidade da vida das comunidades, tanto de Irmãos quanto de Leigos e Leigas. Um dos projetos é o Curso Regional de Animadores de Comunidade. Este ano houve uma novidade significativa: a participação de Leigas e Leigos, que foram convidados para as duas semanas finais da formação. Para isso, o Secretariado de Irmãos Hoje e o Secretariado de Leigos organizaram a programação e incluíram temáticas comuns aos Maristas de Champagnat. Na primeira semana juntos, tivemos quatro temáticas: apelos do XXII Capítulo Geral (2017) para os animadores de comunidade, pelo Irmão Ernesto Sanchez, Superior Geral; chaves para a espiritualidade hoje, pelo Ir. Enrique, da Província de Guadalajara; comunicação não violenta e efetiva, pelo Ir. João do Prado, conselheiro geral; e um painel, com religiosos de outras congregações, sobre o papel do animador de comunidade”, relata João Fedel.

Uma das atividades da formação foi conduzida pelos Leigos Ana Saborío e João Fedel , que integram o Secretariado de Leigos. Eles trataram das novas expressões da vida Marista, com particular enfoque na vocação Marista de Leigos e Leigas. Houve ainda tempo para as regiões e as Províncias pensarem estratégias de animação das comunidades.

Encontro de Animadores Comunitários no México“A experiência de estar junto, Irmãos e Leigos, homens e mulheres, pessoas de diferentes idades e culturas, inclusive de tradição religiosa (participou um jovem casal muçulmano, com uma criança) foi única. Rezamos juntos, nos sentamos à mesa como verdadeiras comunidades de fé, de carisma e de vida, partilhamos nossas experiências, sem que a diversidade viesse a ser um problema. Então aprendemos, na prática, que é possível formar comunidades Maristas cheias de vitalidade e de compromisso com a missão. E, claro, com a hospitalidade mexicana é impossível não se sentir em casa. Isso aprendemos de nosso fundador, Marcelino Champagnat”, destaca Fedel.

Objetivos comuns

Entre os objetivos comuns que uniram os participantes, estão:

  • Tornar as comunidades lares de luz e faróis de esperança, onde a liderança e o encontro com o outro expressem e aumentem o sentimento de pertencer para caminhar como uma família global.
  • Seguir o chamado para viver centrados em Cristo, como um convite à conversão do coração, e responder às necessidades específicas de animação comunitária no contexto regional.
  • Valorizar e aprofundar a identidade marista através das novas constituições e da regra da vida: “Onde quer que você vá”, onde o papel de animadores da comunidade é aprofundado através da reflexão e do diálogo fraterno.
  • Reconhecer o valor do serviço de liderança e animação para ser o rosto e as mãos da terna misericórdia de Deus no mundo de hoje através do diálogo contemplativo, reconhecendo a vocação de que nossas comunidades devem ser faróis de esperança e lugares de luz.
  • Compartilhar espaços de diálogo com diferentes interlocutores que promovam a reflexão sobre a identidade dos animadores e como eles são percebidos na comunidade marista, para renovar corações ou optar por novas estratégias de encontro fraterno.
  • Transmitir os frutos obtidos para responder à chamada para a qual fomos enviados.