No mês de janeiro, a Província Marista Brasil Centro-Sul recebeu Irmãos do Pós-noviciado da Região América Sul de diversos países, sendo tomada por diversos sotaques, histórias de vida e aprendizados sobre a Vida Consagrada.

Durante três semanas eles participaram de um itinerário de formação; uma novidade no âmbito do Instituto Marista; que tem o intuito de fortalecer a interculturalidade, a convivência e o apoio entre as Províncias que formam a Região América Sul. 

O Centro Marista Champagnat sediou a atividade, que foi realizada de 06 a 24 de janeiro. Ao todo, estiveram presentes no encontro 15 jovens Irmãos que já proferiram os Primeiros Votos e estão em período de preparação até chegarem aos Votos Perpétuos. Eles representam as 05 Províncias que fazem parte da Região (Brasil Centro-Sul, Brasil Centro-Norte, Brasil Sul-Amazônia, Santa María de los Andes e Cruz del Sur). 

O grupo foi companhado por uma equipe de Irmãos assessores, formada pelos Irmãos Otalivio Sarturi (PMBCS), César Borja (Cruz del Sur), Vitor Pravato e Joilson de Souza Toledo (Centro-Norte), com a orientação do Ir. Alberto Aparício, Secretário Executivo da Região América Sul. Ir. Óscar Martin Vicario (do Conselho Geral) e Ir. Sebastião Ferrarini (Brasil Sul-Amazônia) contribuíram com a formação. Ao longo desses dias, os participantes também receberam a visita de seus Superiores Provinciais.

Encontro do Pós-Noviciado 2019Itinerário baseado em três eixos

Desde 2011 até este ano, cada Província realizava um encontro de jovens Irmãos e uma formação mais longa, com quatro meses de duração, para aqueles que estavam mais próximos de professar os Votos Perpétuos. Por sugestão dos Provinciais, a partir de agora, serão realizados módulos anuais, sempre em janeiro, reunindo integrantes de vários países.

“São três eixos: Consagração, Fraternidade e Missão. Cada ano, a experiência é organizada a partir de um eixo principal, que norteará as atividades. Esses três temas são a base da Regra de Vida (novo documento do Instituto que apresenta como os Maristas vivem o Evangelho). Depois de trabalhar os três eixos, volta-se a trabalhar a Consagração, com outros assessores, em outro lugar, alternando as línguas das Províncias”, explica Ir. Joilson – que destaca também o dinamismo, visto que a cada ano novos Irmãos passarão a fazer parte do grupo e outros sairão.

“É um projeto itinerário. Esse grupo de Irmãos está participando da primeira etapa. Haverá um rodízio por Províncias. Neste ano, o grande foco foi a Consagração”, informa Ir. Otalivio.

“A proposta também é ser um momento de parada entre os Irmãos, em que eles se animam mutuamente na experiência vocacional. Momento de partilhar sonhos, pontos de vista, mas também de descontrair, de rezar junto”, complementa Ir. Joilson.

Ser Irmão jovem

Ir. Victor Andres Carrasco (Cruz del Sur) – uruguaio que morava em Rivera e agora desempenha sua missão em Rosário, na Argentina – conta que nos primeiros dias os Irmãos passaram pela fase de se acostumar com a língua, a cultura e os costumes, que para muitos era algo novo. Mas a calidez e a amabilidade conduziram a convivência, permitindo que todos pudessem se expressar. “Esse encontro tem a ver com a Consagração e o nosso “ser Irmão jovem”, ao vivenciar o serviço de Irmão nas comunidades. Evoca tudo que nós aprendemos na etapa mais formal do Noviciado, para aplicar na vida comunitária e com outros Irmãos”, descreve. 

Fortalecimento da missão

Ir. Benê no Encontro do Pós-Noviciado na PMBCS“É uma experiência muito importante e interessante, porque eles vão se fortalecendo em vários aspectos. Entre eles, a interculturalidade. Os Irmãos jovens vão se fortalecendo sempre mais em viver esse aspecto do diferente. Somos Irmãos Maristas, temos o mesmo carisma, mas cada um vai expressando isso de forma diferente, segundo sua cultura”, afirma Ir. Otalivio.

Para Ir. Joilson, o sentimento principal que fica desses dias é gratidão: “O Capítulo Geral fala de nos sentirmos uma família carismática global. E essa é uma experiência concreta disso. Você não só escuta falar do outro, mas você está em contato com essa diversidade. E entende a diversidade como riqueza. Um dos grandes ganhos da Região América Sul é a gente aprender uns com os outros. Existe o que é diferente, mas é um momento também de afirmar os traços comuns, porque mesmo com as diferenças culturais, a gente se reconhece como Marista, no jeito de acolher, no jeito de conviver, nesse espírito de família que o Padre Champagnat sonhou. Tem sido uma experiência muito bonita. Um grande sentimento é gratidão. Para nós, de Votos Perpétuos, que temos um pouquinho mais de estrada, fazer a experiência com jovens Irmãos é uma retomada. Eu acho que a possibilidade de um estudo, de uma oração, como estamos fazendo agora sobre a Regra de Vida, está sendo muito interessante. Perceber a beleza desse texto que é novo para todos nós, porque professamos outras constituições. A gente está recebendo um texto que traz intuições antigas, que a gente já tinha, mas incluem elementos que estavam nas nossas vivências, mas não estavam escritas”.

Vivência em comunidade local

Também faz parte da programação uma imersão em uma comunidade local, com a participação dos jovens Irmãos nas atividades da Missão Solidária Marista, de 20 a 22/01, junto com colaboradores da PMBCS, Leigos e jovens do programa Vida Feliz e do Laicato Jovem. Será um momento oportuno para vivência da missão. Sair do próprio espaço e encontrar-se com pessoas de outras realidades e ali viver a Consagração Marista, junto com elas”, ressalta Ir. Otalivio. 

Terminado o itinerário em Curitiba, os participantes retornarão para suas comunidades e seguirão a tarefa que lhes cabe, estudando ou em missão. Em janeiro de 2021, voltarão a se encontrar, desta vez na Província Cruz del Sur.