Entre os dias 2 e 7 de setembro, ocorre a primeira etapa da Escola Vocacional da Região América Sul, na Pousada Convento São Lourenço (Freis Capuchinhos), em Porto Alegre (RS). O encontro conta com a participação de, aproximadamente, 80 pessoas envolvidas com Animação Vocacional das cinco Unidades Administrativas/Províncias que integram a Região América Sul, além de convidados/as do Instituto Marista. A Escola Vocacional é um projeto de formação regional, inspirado em uma atividade já promovida pela Província Marista Brasil Centro-Norte.

A iniciativa busca proporcionar uma formação aos participantes e promover espaços para debates e aprofundamentos a partir das realidades e contextos regionais, buscando a consolidação da cultura vocacional. Eliana Rojas, que integra a equipe organizadora e representa a Província Marista Santa María de Los Andes, relembra a trajetória regional: “Desde o ano de 2017, assumimos com esperança e compromisso a formação de uma equipe vocacional para a Região América Sul”, conta. “Foi com a finalidade de oferecer uma formação teórica e vivencial que a Escola Vocacional da Região América Sul foi organizada”, conclui. A semana de formação foi composta por uma programação dividida em quatro eixos temáticos: Vida Marista; Teológico e Antropológico; Psicológico e Espiritual; e Pastoral e Vivencial. Essa organização tem o objetivo de oportunizar um acompanhamento vocacional em cada um dos processos desenvolvidos.

Durante as atividades, o Irmão Marista Tony León, responsável pelo Secretariado Irmãos Hoje do Instituto Marista e criador das artes gráficas desenvolvidas no XXII Capítulo Geral, refletirá sobre a cultura vocacional no mundo marista. O propósito é fortalecer as reflexões relacionadas à caminhada da animação vocacional nos sete países que compõem a Região América Sul. Ao longo da semana, serão desenvolvidas atividades culturais e partilhas que serão conduzidas por representantes da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.

O Ir. Márcio Henrique Ferreira da Costa, coordenador da iniciativa de Animação Vocacional da Região, fortalece a importância do acompanhamento dos vocacionados/as a partir das realidades e contextos regionais. “A formação do/a Animador/a Vocacional é prioridade para os Maristas de Champagnat”, disse. “A Escola Vocacional é uma oportunidade para que os participantes, Irmãos, Leigos e Leigas, possam renovar seus compromissos com a missão marista e encontrar possibilidades concretas de atuação com a animação vocacional na Região América Sul”, completou.